Expectativa e decepção. Esses foram os principais sentimentos dos beneficiários do Residencial Parque dos Caetés, na parte alta da cidade. Após ter seguido todos os trâmites, inclusive com assinatura dos contratos, os beneficiários foram surpreendidos na manhã desta sexta (30) com a informação de que as unidades habitacionais não seriam entregues.
A Polícia Militar foi acionada e cercou o local para evitar invasão. As versões para a não entrega das residências são variadas, desde o período eleitoral, até a falta de vistoria por parte da instituição responsável (Banco do Brasil) pelo financiamento da obra, devido à greve dos bancos. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Maceió disse que enviará uma nota à imprensa.
Em meio a tantas incertezas, o clima é de tensão absoluta. O gerenciamento de crises da Polícia Militar acionou um representante do Ministério Público Estadual para negociar com os beneficiários. À medida que o impasse segue, a ansiedade aumenta no local. Contudo, não há registro de violência.
A entrega do residencial foi anunciada pela Prefeitura de Maceió, por meio do seu site, no último dia 26. São 2.976 unidades habitacionais divididas em 744 blocos e 12 quadras. O residencial teve a obra orçada em R$ 180 milhões, com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. O conjunto contará, ainda, com seis poços artesianos, rede elétrica, 16 quadras poliesportivas, equipamentos sociais e ainda duas áreas comerciais.
Na manhã de hoje, a assessoria do governador Renan Filho também confirmou sua presença na inauguração, o que até o momento não ocorreu.