No dia 15 de novembro, Alagoas inaugura o Memorial à República, em homenagem ao Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Neste momento, autoridades de todo o país e milhares de pessoas estão presentes no bairro de Jaraguá, onde será realizado o desfile militar.
A solenidade começou com o hasteamento das bandeiras dos Estados do Brasil e do Distrito Federal, ao som do hino nacional. Os cadetes da Polícia Militar de Alagoas representaram a nação brasileira e a Medalha do “Mérito da República – Marechal Deodoro” foi a personalidades, como o vice-governador Luis Abílio; os senadores Renan Calheiros, Teotônio Vilela Filho e Heloísa Helena; o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo; o comandante militar do Nordeste, general Eron Carlos Marques, e o embaixador Paes de Andrade.
No local, a segurança é feita pela Polícia Militar, Batalhão de Trânsito e também há equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Samu.
De acordo com o major Rondon, sub-comandante do 51º Batalhão, o desfile militar tem a participação de cerca de 500 policiais, do Exército, Polícia Militar, Batalhão de Operações Especiais, Bope, Batalhão Florestal e da Cavalaria.
A solenidade continua com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e com a realização da I Regata da República. O evento, que envolverá mais de 20 embarcações e cerca de 50 tripulantes, terá a largada nas proximidades da Braskem e a chegada será nas proximidades do Memorial à República.
Obra
O Memorial à República foi construído em cerca de seis meses, numa área total de 2.500 metros quadrados, onde foram investidos recursos do Governo de Alagoas da ordem R$ 1,5 milhão.
Entre as atrações, o espaço dispõe de um amplo hall, vista panorâmica para o mar, parlatório e 27 mastros para as bandeiras de todos os Estados brasileiros, além de contar com as estátuas de bronze dos dois alagoanos ilustres, Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, que são expostas na parte superior do prédio.
O projeto, de autoria do arquiteto Alex Barbosa, inclui ainda um auditório e um museu – localizado no subsolo. O espaço contará também com uma exposição permanente do acervo pertencente ao Museu da República, do Rio de Janeiro.