A tradicional procissão de Corpus Christi arrastou uma multidão de fiéis, nesta quinta-feira, 4, no Centro de Maceió. Membros de diversas paróquias da capital se reuniram na Catedral Metropolitana de Maceió para celebrar a festa da Igreja Católica ao Corpo de Cristo.
Embalados por cânticos e orações, os fiéis percorreram as principais ruas do Centro, comandados pelo bispo emérito de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva de França, em substituição ao arcebispo Dom Antônio Muniz, que se recupera de uma cirurgia.
Mais cedo, participantes de movimentos jovens das paróquias da capital confeccionaram os tradicionais tapetes de Corpus Christi, presentes em diversas cidades do país. A expectativa dos movimentos era que não chovesse durante a procissão para não tirar a beleza dos tapetes.
Os fieis seguiram em direção à Praça dos Martírios, onde será celebrada uma missa.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.
Segundo os registros históricos, a tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.