Categorias: Esporte

Jogos Paraolímpicos Rio 2016 são abertos com cerimônia cheia de emoção e delegação brasileira agitando a plateia

Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 estão oficialmente abertos. Na noite desta quarta-feira, 7, o evento teve uma cerimônia de abertura cheia de surpresas e emoção. Com a lançadora de dardo campeão paralímpica em Londres e do Mundial de 2015 à frente como porta-bandeira, a delegação brasileira fez o Maracanã tremer. O momento só não foi mais badalado do que quando Clodoaldo Silva, o Tubarão Paralímpico, maior ícone do esporte adaptado do Brasil, acendeu a pira.

O grupo brasileiro esteve representado por 350 pessoas, sendo 190 atletas. Nos Jogos, 286 competidores defendem a bandeira do Brasil nas disputas por medalhas.

A festa teve também outors momentos com cargas de emoção, como o fim da contagem regressiva com o cadeirante atleta radical Aaron Wheelz, que desceu, em uma cadeira de rodas, uma rampa gigante e saltou por dentro de um 0, iniciando, assim, a cerimônia.

Com a mensagem “O coração não conhece limites”, os elementos da festa de abertura mostraram que todos os seres humanos são, em algum momento, deficientes e eficientes, desde o vídeo inicial, que teve Philip Craven, presidente do IPC, como protagonista, passando por uma apresentação de dança da snowboarder paralímpica Amy Purdy.

Perto do fim, a bandeira paralímpica entrou no estádio do Maracanã carregada por crianças com deficiência e auxiliadas pelos pais levantou uma maré quase interminável de aplausos.

Em seu discurso, Craven ainda ressaltou o poder que o esporte tem em ultrapassar limites. “Os Jogos trarão a vocês uma nova perspectiva. Verão o verdadeiro significado do esporte, e ainda testemunhar a capacidade de realizar mudanças. Os atletas vão surpreender vocês, inspirar, mudar a percepção de vocês. Somos todos um só mundo”, disse.

Recentes