Conheça o Lúpus, doença que fez Selena Gomez pausar carreira
Desde que foi a público para falar sobre a pausa que fará na carreira, Selena Gomez trouxe à tona um debate importante sobre a Doença de Lúpus, a qual ela descobriu ser portadora em 2015, ao estampar a capa da revista Billboard norte-americana.
Para solucionar algumas dúvidas e curiosidades sobre a Doença de Lúpus, o site O Fuxico entrou em contato com o Dr. Vitório Amoroso para trazer algumas informações de utilidade pública.
O lúpus é uma doença crônica inflamatória, em que o sistema imunológico – responsável pela produção de anticorpos – ataca o próprio organismo. Quando a defesa imunológica se vira contra os próprios tecidos do organismo, ele ataca fígado, pulmões, rins, cérebro e coração. Essas formas de manifestação podem confundir e atrasar o diagnóstico, por isso ela é conhecida também como “doença silenciosa”.
Predominante em mulheres – para cada um homem com lúpus, nove mulheres sofrem com a doença, os doentes apresentam uma variedade de manifestações clínicas, podendo diferir de uns para outros. Em 90% dos casos, as manifestações cutâneas e articulares estão presentes.
“Manifestações de maior gravidade também podem ser apresentadas, envolvendo os rins ou alterações neuropsiquiátricas, como depressão e Síndrome do Pânico no caso de Selena Gomez”, diz o Dr. Amoroso.
Com um diagnóstico feito a partir de histórico familiar e médico, exame físico completo, testes de sangue e urina, e biópsia, o tratamento da Doença de Lúpus é minucioso e complexo, variando dos sintomas manifestados em cada paciente, podendo variar desde o uso de anti-inflamatórios até a quimioterapia – tratamento usado para combater o câncer.
Torcemos para que Selena Gomez consiga bater de frente com a doença e voltar com tudo para a felicidade não só dos seus fãs, mas para a música pop em si.