Evento reunião dezenas de pessoas na orla da Ponta verde, na tarde deste domingo (18)
Representantes de diversas organizações de protetores de animais abandonados, tutores e a comunidade participaram a Marcha da Defesa Animal, realizada pela da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e da Comissão de Bem Estar Animal, na orla da praia da Ponta Verde, na tarde deste domingo (18). O evento marca o dia de luta pelo bem estar e cuidados dos animais, que acontece nas principais capitais do país.
De acordo com a presidente da Comissão de Bem Estar Animal da OAB Alagoas, Rosana Jambo, a marcha tem o objetivo de promover o bem estar animal, além de conscientizar à população sobre os direitos dos animais.
“Nós estamos mobilizados e conscientizando a população sobre os direitos dos animais, pendido o fim doa maus tratos, além de pedirmos o aumento da pena para crimes de maus tratos contra os animais. As pessoas precisam saber se conscientizarem que os animais têm direitos e que devem ser respeitado”, disse a presidente.
A pena para quem comete crime de maus tratos contra os animais vai de três meses até um ano de detenção, mais multa. Se o animal vier a óbito, esta pena aumente de um sexto a um terço. A Comissão luta para que a pena aumente para oito anos. “Se aumentar para oito anos, o criminoso já começa a cumprir a detenção em regime fechado, o que não acontece hoje”, disse.
Além das ações de conscientização, a marcha também está arrecadando ração e produtos de uso veterinário, que serão doados para os grupos e instituições que cuidam de animais abandonados. No local também foram vendidas camisetas do evento.
A Marcha da Defesa Animal de Maceió tem o apoio do ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica), Neafa, Grupo Pata Amada, Grupo Ação Animal, Grupo Resguardar São Miguel dos Campos, FDDA-AL, Gvam, Pata Voluntária, Resgatei e Exércitos de protetores soldados da causa animal, assim como protetores independentes.