Evento vai reunir representantes de diversos países para intercâmbio sobre práticas produtivas sustentáveis em espaços de conservação
Como parte da agenda comemorativa dos 25 anos de criação das Reservas da Biosfera da Mata Atlântica, o Brasil vai sediar o primeiro Seminário Internacional de Gestão Empresarial em Reservas da Biosfera, trazendo a Maceió, representantes de diversos países em discussão sobre práticas produtivas sustentáveis em Reservas da Biosfera (RB). O evento será realizado de 25 a 29 de setembro de 2016, com atividades na Casa da Indústria, no Hotel Marinas e na Estação Ambiental Cinturão Verde da Braskem.
As discussões do seminário giram em torno de “Uma Aliança pela Conservação do Patrimônio Natural e Cultural”, de forma a estimular o intercâmbio de experiências e iniciativas sustentáveis de empresas inseridas em Reservas de Biosfera Iberoamericanas. Aborda também o reconhecimento dos avanços e da importância do desenvolvimento de práticas produtivas inovadoras e sustentáveis por várias empresas incluídas em territórios de RB.
Além de ceder espaço para as atividades do Seminário, a Braskem também vai participar do painel ‘Práticas Sustentáveis da Industria Extrativa em Reservas da Biosfera’ no dia 27 de setembro, às 10h30, no Hotel Marinas, na Jatiúca. O gerente de Marketing e Relações Institucionais da empresa, Milton Pradines, estará ao lado de João Teixeira (Natura), Robert Theobald (Petrobras) e Stefanie Lizmeier (Votorantim Cimentos) para falar de boas práticas no sistema produtivo brasileiro e apresenta-las à comunidade internacional.
O Cinturão Verde, ele mesmo um posto avançado de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, vai receber a Reunião do Bureau da RB Mata Atlântica (RBMA) e a Oficina para Artesãos – Programa Mercado Mata Atlântica/RBMA destinados a membros e convidados do encontro.
O Seminário é uma realização da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do Governo do Estado de Alagoas, Secretaria Nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Fundación ProYungas-Argentina e do programa “O Homem e a Biosfera (MAB)” da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e conta com o apoio da Braskem. O encontro foi definido durante o IV Congresso Mundial de Reservas da Biosfera, realizado em março de 2015 na cidade de Lima, Peru, com a presença de 120 países.
Ao fim do evento, pretende-se elaborar o documento “Declaração de Alagoas: Aliança de Empresas e Reservas de Biosfera para a Conservação do Patrimônio Natural e Cultural”.
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.