Categorias: Polícia

Operação Recaptura reduz a violação das medidas cautelares

Seguindo as diretrizes do governador Renan Filho, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem se empenhado em proteger a sociedade e promover a reintegração social dos apenados, conforme prevê a Lei de Execuções Penais. Um fator determinante para consolidar este processo são as operações coordenadas pelo Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CMEP), situado no complexo penitenciário e no 3º Batalhão da PMAL.

No CMEP há sempre uma equipe de plantonistas em alerta para acompanhar e fiscalizar a conduta dos reeducandos dos regimes aberto e semi-aberto que utilizam tornozeleira eletrônica. Eles devem cumprir a determinação fixada pelo juiz da Vara Criminal da Capital Execuções Penais. Aqueles que violam o equipamento devem prestar esclarecimento e podem ter suas penas agravadas, retornando para o regime fechado, no sistema prisional.

No último feriadão, três internos foram detidos por violação das regras de monitoramento. A equipe do Centro, que funciona 24h por dia, de forma ininterrupta, flagrou os atos ilícitos no sistema e transmitiu as coordenadas para os agentes penitenciários que integram a Operação Recaptura. Eles agiram rapidamente, com o apoio de policiais militares, para deter em flagrante os apenados Victor Pereira, Jaderlan Alves e David Cavalcante, todos em Maceió.

O chefe de Análise do CMEP, Talles Costa, afirma que as operações representam um trabalho contínuo para reduzir a violação das medidas cautelares. “Temos monitores que fiscalização em tempo real a conduta dos 720 apenados. A partir desse monitoramento traçamos um planejamento e verificamos se a lei está sendo cumprida. Aquele que violar a sua área inclusão, romper a tornozeleira ou desligar o dispositivo será detido por cometer falta grave”.

Confira a relação dos reeducandos que foram detidos durante a Operação Recaptura e encaminhados para o sistema prisional nos últimos dias:

15 de setembro

Victor Ramon Nunes Pereira, 20 anos, rompeu a tornozeleira e foi detido em via pública, no Conjunto José Tenório, na Serraria;

16 de setembro

Jaderlan da Silva Alves, 22 anos, violou a área de inclusão delimitada pela Justiça e deixou a tornozeleira desligada, sendo detido em via pública, no Bairro Levada;

17 de setembro

David Pereira Cavalcante,32 anos, violou a área de inclusão delimitada pela Justiça e foi detido em via pública, no Conjunto Virgem dos Pobres, no bairro Vergel do Lago.