Categorias: Política

Eleições 2016: 1º debate é marcado poucas propostas e muitas acusações

Divulgação TV MAR

Candidatos à Prefeitura participaram do primeiro debate

A TV Mar, em uma iniciativa ousada, promoveu nesta segunda (19) o primeiro debate entre os sete candidatos à Prefeitura de Maceió. As perguntas aos candidatos foram formuladas por jornalistas integrantes da Organização Arnon de Mello e pelos próprios candidatos.

O debate teve início com os candidatos apresentando suas motivações para concorrer ao pleito, além de discorrer sobre o que desejam para Maceió. Já na etapa de perguntas, os mais questionados foram o atual prefeito, Rui Palmeira (PSDB), e o ex-prefeito Cícero Almeida (PMDB). Segundo analistas políticos, Rui Palmeira foi o candidato que melhor desempenho obteve no debate.

Com postura bastante ativa, Palmeira questionou as ações de Almeida quando era gestor, como a transferência de moradores para a parte alta da cidade, ignorando seu meio de sobrevivência. Rui defendeu a revitalização do Mercado da Produção e da região da Lagoa Mundaú, com a manutenção das famílias no local.

Almeida se mostrou confortável com as questões relativas à Máfia do Lixo, processo que responde na Justiça Federal, e sobre a suposta subnotificação dos seus bens à Justiça Eleitoral.

Outro candidato que demonstrou desconforto com as perguntas foi deputado federal João Henrique Caldas, que negou “amizade” com o deputado cassado Eduardo Cunha – apontado como mentor do impeachment – e afirmou que seu pai, o ex-deputado João Caldas foi absolvido pela justiça. O deputado, no entanto, ignorou a decisão da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região que manteve parte da ação penal contra o ex-deputado João Caldas no escândalo que ficou conhecido como Máfia das Sanguessugas. A decisão é deste mês.

Os candidatos do PSOL, Gustavo Pessoa, e PMN, Fernando do Village, assim como do PTC, Paulo Memória, tiveram participações discretas. O deputado do PT, apontado como o que possui maior rejeição nas pesquisas de intenção de voto, possivelmente reflexo do impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, também pouco mostrou no primeiro debate televisivo.