Categorias: Política

Entrevista Fecomércio: Rogério Teófilo defende gestão transparente

Ascom/Fecomércio

Rogério Teófilo

O candidato Rogério Teófilo (PSDB) foi o segundo a participar da Série de Entrevistas com os candidatos a prefeito de Arapiraca, promovida na manhã desta terça-feira, dia 20, pelo Sindilojas Arapiraca em parceria com da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas ( Fecomércio AL) e apoio do Sesc Alagoas. O evento prosseguirá amanhã, dia 21, com a participação dos candidatos Tarciso Freire (PP), às 9h15, e Ricardo Nezinho (PMDB), às 10h45, na Sala Multieventos do Sesc.

Antes de começar a sabatina, o Sindilojas entregou ao candidato a “Agenda Municipal – Compromisso com o Comércio da sua cidade”. Lançada pela Fecomércio em parceria com os sindicatos filiados, o documento sugere medidas de valorização dos comércios locais como forma de estimular o desenvolvimento.

Rogério Teófilo agradeceu a oportunidade de participar do evento que, para ele, engrandece o processo democrático. Conforme as regras, a sabatina iniciou com perguntas formuladas pelo sindicato e sorteadas na hora. A primeira versou sobre segurança pública. O candidato tem como proposta criar a guarda municipal e preparar seu corpo profissional. “Desenvolver parcerias e conscientizar com treinamentos as pessoas que possam exercer essa função”, disse. O candidato falou, ainda, que pretende trabalhar a segurança com a parceria do governo estadual com videomonitoramento e, também, parcerias para a área de assistência social em toda a cidade, desde a periferia à zona rural, além de trabalhar o esporte e a educação como forma de minimizar a violência.

A mobilidade urbana é, para Teófilo, uma preocupação. “Dentro do nosso projeto de governo que está sendo elaborado por diversos técnicos, as necessidades estão sendo avaliadas. Se você sair da parte urbana para a periferia verá que as vias devem ser reestruturadas. Aquela área de carga e descarga da Rua do Sol não atende bem; precisa ser repensada. A prioridade deve ser coletiva sendo um processo de participação do cidadão para que ele também tenha conhecimento das condições de sua cidade”, avaliou. Ele defendeu a construção do anel viário de Arapiraca na saída que conduz à estrada de Batalha e a isenção de IPTU aos proprietários de residência que tiverem suas calçadas de acordo com especificações legais, promover a integração dos ônibus, além de rever e modernizar a frota.

Agregar valor com ao comércio – setor que considerou como preponderante para o desenvolvimento do município – está no planejamento de seu governo, o qual prevê a viabilização do shopping a céu aberto; projeto que já está em andamento e que conta com o engajamento dos empresários da região sob o nome de Centro Novo. “Visitei as cidades de Teresópolis e Petrópolis e vi o calçadão de lá. Podemos otimizar o comércio criando um shopping  a céu aberto. O shopping novo veio e criou empregos, mas precisamos agregar valor aos comerciante do Cento que há décadas promovem o desenvolvimento da região.

E para agregar esse valor, o candidato defende a possibilidade de dotar a região de infraestrutura adequada para que desenvolva atividades noturnas, podendo as lojas permanecer abertas até às 20h. Alargar ruas, colocar escada rolante interligando a área do centro com o Parque Ceci Cunha e lá se tornar um espaço seguro para o estacionamento de veículos, oferecer uma nova iluminação e dotar a área com restaurantes e lanchonetes contribuirão com esse processo, além de diminuir o fluxo de carros. “Arapiraca será a primeira cidade a ter o shopping tradicional e a céu aberto. Não é só fazer a estrutura física, mas também possibilitar acesso ao crédito para que empreendedores possam investir no comércio”, falou.

Em relação ao saneamento básico, Teófilo criticou a gestão anterior que, segundo ele, quis desenvolver o projeto por conta própria e acabou sem recursos. “O que está acontecendo em Arapiraca é coisa única. Ela não tem condições de fazer sozinha o saneamento básico. Houve decisão política para que o orçamento fosse para a Casal, mas por decisão da prefeitura veio direta para o município. Isso criou uma dificuldade de dar contrapartida e Arapiraca passou a vender ruas”, afirmou, acrescentando que o esgoto sanitário vai todo para o bairro da Bananeira e que irá buscar recursos. “Já conversamos com técnicos da Casal e vamos dar prosseguimento ao projeto de saneamento do município”, disse.

O candidato falou que para se verticalizar, o município precisa de saneamento e que o desenvolvimento horizontal implica alto custo aos cofres públicos para sua manutenção. Questionado sobre como pretende melhorar o ambiente empresarial de forma a dar mais competitividade, Teófilo disse que é preciso dar incentivos às empresas. “Primeiro ter equipe de planejamento ao lado de entidades para ver quais são as necessidade. O prefeito não pode trabalhar de forma individual, ele deve observar legislação. A carga tributária e trabalhista são altas, mas são da legislação federal. Em termos municipais, Arapiraca está na posição 2.673 na posição do gasto público, atrás de 42 cidades alagoanas. O primeiro passo será repensar toda equipe, ter uma atitude juridicamente correta e administrativamente coerente que dê esperança para que os micro e pequenas empresas tenham subsídios par investir”, avaliou.

Teófilo declarou a educação como prioridade, incluindo a profissional. “Vamos fazer não só profissional, mas vamos reforçar a educação em tempo integral, não fazer como depósito de crianças. Também trabalhar a capacitação com o apoio do Senac e Senai”, disse ao criticar a qualidade de ensino e o número de jovens que saem da escola sem saber ler. Para ele, essa preparação de mão de obra é fundamental para o preenchimento dos postos de trabalho. “Criar uma perspectiva de emprego, mas precisamos capacitar para que vindo a indústria, os postos de emprego não sejam preenchidos com gente de São Paulo”, argumentou.

A valorização dos professores também foi citada pelo candidato, que criticou a redução dos salários e a saída das crianças ao meio dia nas escolas de tempo integral. Segundo afirmou, foram fechadas 24 escolas na zona rural. “Iremos ampliar as escolas em tempo integral, mas com responsabilidade. Quero que sindicato dos professores me acompanhe de um lado e o Ministério Público do outro. Precisamos, também, que o Conselho Municipal de Educação nos acompanhe”, ressaltou ao dizer que os pais também devem participar desse processo.

Sempre enfatizando uma gestão participativa, o candidato reforçou a necessidade da transparência das contas públicas e a fiscalização das entidades e do Ministério Público. “Transparência, abertura das contas de Arapiraca. Vou pedir ao Ministério Público que faça auditoria nas contas. Não posso me responsabilizar pelo passado”, pontuou.

Em relação à saúde, ele disse que é inadmissível o atual cenário. “A sociedade está sem saúde. É um caos, literalmente. Uma casa de saúde sendo fechada por não ter recursos do SUS para realizar partos. Outra casa também sendo fechada porque a parte de oncologia não tem recursos”, lamentou. Teófilo afirma que irá trabalhar observando a legislação, trabalhando com transparência e abrindo os cofres públicos em prol do desenvolvimento da cidade.