Fecomércio: Lindomar Ferreira diz que priorizará empresas locais nas licitações

Ascom/FecomércioLindomar Ferreira (PSOL)

Lindomar Ferreira (PSOL)

O Sindilojas Arapiraca, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e apoio do Sesc Alagoas, iniciou nesta terça-feira, dia 20, a Série de Entrevistas com os candidatos à Prefeitura Municipal de Arapiraca. O primeiro candidato sabatinado foi Lindomar Ferreira (PSOL).

Na abertura do evento, o presidente do Sindilojas, Wilton Malta, falou que a proposta é contribuir para que os eleitores de Arapiraca possam votar de forma. “É um momento oportuno e de construção de uma cidadania”, ressaltou.  Ao candidato do PSOL, Malta entregou a “Agenda Municipal – Compromisso com o Comércio da sua cidade”, lançada pela Fecomércio. Com propostas focadas no estímulo ao comércio como meio de desenvolver os municípios, a publicação será entregue a todos os candidatos participantes e pretende contribuir com sugestões para o plano de governo do futuro gestor.

Amanhã, dia 21, serão sabatinados os candidatos Tarciso Freire (PP), às 9h15, e Ricardo Nezinho (PMDB), às 10h45, na Sala Multieventos do Sesc.

Sabatina

Iniciada com perguntas elaboradas pela Fecomércio, o desenvolvimento econômico do município foi o primeiro tema a ser abordado. Para o candidato, que agradeceu a oportunidade de apresentar suas propostas de governo, o primeiro passo de um gestor é não colocar a mão no dinheiro público em beneficio próprio. “Quando isso acontece, começa o desenvolvimento. A equipe passa a buscar recursos junto aos ministérios e a propor projetos para se desenvolver no município”, avaliou. Para o candidato, é preciso incentivar a criação de novas indústria locais e, junto ao Sesc, Senac e Senai, capacitar pessoas para que possam trabalhar no comércio e indústria.

Lindomar falou, também, que pretende instalar escritórios especializados nos grandes centros do Brasil como forma de atrair novas indústrias e gerar novos empregos, incentivando o comércio.  Priorizar empresas locais como fornecedoras dos órgãos públicos seria uma alternativa. “Através da licitação, mas priorizando nossos empresários. Imagine o quanto de milhões é comprado pela prefeitura e o quanto vai para fora [da cidade ou Estado]. No nosso governo a prioridade tem que ser o município. Não se sabe como foram feitas as licitações; não há transparência. O dinheiro tem que ser circular aqui”, disse.

Sobre saneamento básico, o candidato criticou a forma como o dinheiro público é utilizado e disse que é preciso dar continuidade ao trabalho da Casal. “Uma cidade desse porte não pode estar nessa situação. Imagine o quanto é gasto para se ter uma cidade asfaltada, calçada e, depois, para ter saneamento vai se desmanchando tudo. Se tivesse tido essa preocupação de asfaltar após saneamento, Arapiraca estaria mais desenvolvida e hoje já seria uma metrópole”, afirmou. Para ele, a cidade precisa na vertical e, para viabilizar isso, seu plano de governo prevê investimentos em saneamento; área que, para ele, também representa saúde.

O candidato avaliou o trânsito da cidade que, segundo ele, apresenta dificuldades no tráfego de veículos e deslocamento de pessoas, especialmente as que possuem dificuldades de mobilidade. Um dos fatores seriam os carros estacionados nos dois lados da via pública, limitando o fluxo. Como solução para o problema, Lindomar disse que irá construir estacionamentos públicos verticais, instalar semáforos inteligentes e preferencialmente alimentados pela luz solar, contribuindo com a sustentabilidade ambiental.

Para o candidato, a educação será prioridade em sua gestão, pois acredita que os demais segmentos vêm a partir dela. Promover uma educação básica de qualidade e que prepare os jovens para ingressar no segundo grau e faculdades faz parte de seu plano de governo.  “Pretendemos implantar a primeira escola de tempo integral do sexto ao nono ano. E, ao longo do mandato, abrir pelo menos mais nove escolas de tempo integral. Também iremos valorizar os professores. É inadmissível que, mesmo tendo direito adquirido, eles tenham que estar na porta da prefeitura pedindo seus direitos”, expôs. Além de conceder o que for de direito, Lindomar afirmou que pretende conceder um incremento de 5% acima da infração no reajuste dos professores.

Questionado sobre como estimular o comércio, o candidato disse que seu governo pretende dar incentivos e desconto para as empresas avaliando-se o consumo de energia, de água e do volume de vendas. Além disso, será preciso um investimento imediato para melhorar o Calçadão, bem como trabalhar a segurança da região, o que passaria pela criação da guarda municipal. “Não tem sentido o empresário contratar segurança particular quando é papel do município fazê-lo. Um comércio seguro atrai os clientes a frequentá-lo. No comércio de Arapiraca, o município gestor não pode implementar nada sem antes conversar com os empresários, que são os interessados no desenvolvimento do comércio”, argumentou, acrescentando que precisará dos deputados Tarcizo Freire, Ricardo Nezinho juntamente com Rodrigo Cunha e Severino Pessoa continuando na Assembleia Legislativa para, juntos, conseguirem mais investimentos para a segurança.

Sobre a formação de seu secretariado, Lindomar disse que irá compor uma equipe técnica, discutindo os segmentos os nomes indicados para as pastas. “O secretário de Educação o prefeito não pode simplesmente apontar porque é primo, cunhado ou porque bancou a campanha. Tem que discutir com professores, alunos, pais de alunos e assim chegar a um entendimento. É uma gestão participativa”, afirmou.  Ele também pretende ampliar o número de creches funcionando em horário estendido até às 20h para se adequarem às rotinas dos trabalhadores.

O candidato criticou a forma como os projetos de habitação são desenvolvidos. “Existe conjunto habitacional com 999 casas. Por que não arredondam para 100? Por que teria que dar estrutura de esporte, lazer e segurança. Então, os projetos habitacionais não cumprem sua função social. Cumprem a necessidade mediata do cidadão de estar embaixo do teto”, disse.

Fonte: Ascom/Fecomércio

Veja Mais

Deixe um comentário