Categorias: Futebol

Santos sofre, mas empata no fim, avança às quartas da Copa do Brasil e elimina o Vasco

ESPN / Reprodução

ESPN / Reprodução

Apesar de ter uma grande vantagem sobre o Vasco, conquistada na Vila Belmiro, o Santos sofreu para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. O time ficou atrás do placar por alguns minutos e, graças a um gol contra do zagueiro Rodrigo nos minutos finais, conquistou o empate em 2 a 2 e a consequente classificação.

O time carioca teve uma chance clara com Éderson, autor de um gols do cruz-maltino, quando a partida estava 2 a 1. Copete havia aberto o placar para os santistas, enquanto Nenê balançou as redes no primeiro gol vascaíno.

O Santos saberá quem será o adversário por uma vaga na semifinal na próxima sexta-feira, quando ocorrerá o sorteio das quartas.

COPETE NO INÍCIO, DE NOVO

Assim como ocorreu no jogo de domingo, contra o Santa Cruz, o Santos abriu o placar com Copete logo nos primeiros minutos. Thiago Maia fez bela jogada pela direita, cruzou de trivela e viu o colombiano cabecear para o fundo do gol.

O Vasco, então, partiu para cima com tudo e viu Ederson bater por cima aos 13 minutos. Aos 24 foi a vez de Junior Dutra fazer boa jogada pela direita e cruzar. A zaga santista não tirou por completo e Nenê pegou de primeira, empatando o jogo em São Januário.

Logo após o empate, Junior Dutra assustou com uma bomba de fora da área que passou raspando. Do outro lado, Lucas Lima bateu falta com perigo.

2º TEMPO ‘LÁ E CÁ’

A segunda etapa começou com o Vasco precisando de dois gols. Como o panorama da partida não mudava, Jorginho mandou a campo Madson, Allan e Thalles. O Santos, por sua vez, colocou o camaronês Joel, que, logo no primeiro lance, perdeu chance clara frente a frente com Martín Silva.

O castigo veio logo em seguida, quando o Vasco avançou ao ataque e cruzou da esquerda, Thalles ganhou de Gustavo Henrique e Éderson mandou para o gol, fazendo explodir São Januário.

Aos 29 minutos, Éderson teve uma chance claríssima com mais um cruzamento da esquerda, mas incrivelmente mandou para fora. Aos 37, o Vasco se mandou para frente, e reclamou de uma falta na entrada da área. O árbitro não deu, o Santos avançou em contra-ataque e contou com a infelicidade de Rodrigo, que foi cortar e mandou contra o próprio gol. Novo empate e classificação garantida para o alvinegro paulista.

O duelo da volta acontece na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Arruda. Antes, porém, o Santa Cruz visita o Figueirense, na manhã de domingo, no Orlando Scarpelli, pelo Campeonato Brasileiro.

O jogo

Focado na marcação, com três volantes em campo, o Santa Cruz adotou uma postura defensiva desde o início e deu espaço para o Independiente Medellín atacar. Os donos da casa tiveram a primeira chance logo com quatro minutos de bola rolando. Piedrahita tocou para a área, Molina desviou para dentro e Hechalar cabeceou para fora.

Na sequência, Moreno lançou Piedrahita na direita. O lateral tentou mandar para o meio da área, mas ninguém chegou para completar. A bola passou na frente de Tiago Cardoso e saiu pela linha de fundo. Os colombianos voltaram a assustar na marca de 25 minutos. Muito acionado no primeiro tempo, Piedrahita arriscou de fora e mandou perto do ângulo esquerdo.

A primeira finalização perigosa do Santa Cruz aconteceu somente aos 32 minutos, em jogada de bola parada. Arthur cobrou falta sofrida por Grafite e obrigou o goleiro David González a espalmar para escanteio. Apesar desta chegada do time brasileiro, o Independiente seguiu dominando as ações e abriu o placar aos 38 minutos. Juan Caicedo deu um belo toque de calcanhar para Hechalar fuzilar a rede de Tiago Cardoso.

O Santa Cruz começou o segundo tempo saindo mais para o jogo e teve grande chance de empatar logo aos dois minutos. Arthur cobrou escanteio e Neris, quase debaixo do travessão, cabeceou errado, para trás. O lance despertou o Independiente, que voltou a assustar. Aos 11, Piedrahita recebeu na direita e rolou para Cabezas chegar batendo. Tiago Cardoso fez grande defesa.

Mais presente no ataque do que no primeiro tempo, o Santa Cruz voltou a levar perigo na marca de 21 minutos. Danilo Pires cruzou na área, a zaga colombiana se complicou e a bola sobrou para Derley. O volante tricolor bateu de pé esquerdo e assustou González.

No final do jogo, no entanto, os colombianos ampliaram. Aos 42, Cortés aproveitou falha da zaga para, complemente livre, cabecear no canto de Tiago Cardoso e dar números finais ao confronto.