Categorias: Política

Cícero Almeida copia trechos de plano de governo de Lessa em 2012

Alagoas24horas/Arquivo

Cícero Almeida

Na edição desta quinta-feira, 22, a Folha de São Paulo traz uma denúncia envolvendo o candidato a prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PMDB). Conforme a matéria, Almeida teria entregue à Justiça Eleitoral um plano de governo com trechos inteiros da proposta apresentada por Ronaldo Lessa (PDT) nas eleições de 2012.

Na proposta, há parágrafos e frases com cópias fiéis ou com pequenas alterações do plano de governo protocolado na época por Lessa, que hoje é deputado federal e apoia o candidato Rui Palmeira (PSDB).

O texto de Cícero Almeida é idêntico, por exemplo, ao projeto de Lessa que trata dos serviços de saúde mais resolutivos e humanizado. Segundo a matéria, há uma transcrição literal do trecho “O objetivo deste programa é traduzir as ações de saúde municipais oriundas da relação do Governo Municipal e Comunidade na busca de serviços de saúde mais resolutivos e humanizados, contribuindo para definição de políticas e aplicação de recursos que visem solucionar os problemas de saúde nas comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem estar social da população”.

Consulta Popular

A proposta de Cícero Almeida diz ainda que o plano de governo foi feito após consulta popular realizada pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), vinculada ao PMDB e mantida pelo Fundo Partidário, formado majoritariamente por verbas da União.

O vice-presidente da FUG de Maceió, Sabino Fidélis, disse à reportagem que as propostas são fruto da consulta popular e que não houve cópia de trechos do programa de Ronaldo Lessa.

Resposta

Em contato com a Folha, a assessoria de comunicação do candidato Cícero Almeida informou que na campanha eleitoral de 2012, Ronaldo Lessa contou com o apoio de Almeida e por isso “A equipe dos dois planos de governo é a mesma”.

“A gestão do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), não obteve quaisquer avanços na política educacional, de saúde e de assistência social, o que significa dizer que as demandas permanecem e explicam as semelhanças no texto”, informou a assessoria, em nota.