A ação acontece simultaneamente na Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela, em uma iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP. No Brasil, a campanha é desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e as entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).
De acordo com o presidente do CRF/AL, Alexandre Correia, farmácias e farmacêuticos estão sendo orientados a se mobilizar e contribuir com a prevenção e controle das três doenças relacionadas ao Aedes aegypti. “A população receberá a orientação de como prevenir a doença e ao mesmo tempo, os farmacêuticos irão identificar quem apresenta os sinais e sintomas sugestivos a doença, e nos casos suspeitos encaminhar para tratamento, prescrevendo terapias adequadas, quando pertinente”, pontuou.
Alexandre reforçou que a mobilização acontece nesta data porque todos esses países continuam registrando casos de dengue, chikungunya e zika, com tendência de o problema se agravar, em função do período chuvoso que se aproxima. “Será um momento tanto para os farmacêuticos celebrarem os avanços da profissão como para reafirmarem, à sociedade, a importância da atuação profissional”, pontuou.
Serão oferecidos também os serviços de atenção farmacêutica, verificação de glicemia capilar, distribuição de panfletos educativos. A ação acontece das 8hs às 13hs.