Uma ação realizada na manhã deste domingo, 25, na orla de Ponta Verde, chama a atenção para a importância e a necessidade da doação de órgãos. A campanha iniciada hoje faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.
As ações se concentraram na Rua Fechada e foram realizados exames de glicose, hepatite B e diagnósticos rápidos.
De acordo com Eyre Malena, psicologa da Central de Transplantes, Maceió tem equipes capacitadas na realização de transplantes de rins, córnea e coração, e, que em 2016, a entidade conseguiu apenas 10 rins, 64 córneas e 2 corações.
Ainda de acordo com ela, em Alagoas há uma lista de espera de aproximadas 800 pessoas e que a demanda é bem maior do que a Central vem recolhendo. “Essa campanha é para esclarecer as pessoas que avisem a família, ainda em vida que são doadores de órgãos, pois só podemos fazer a remoção se a família permitir e desta forma é preciso que converse, fale e exponha a vontade de fazer a doação”, destacou.
Ainda de acordo com ela, “os demais órgãos que são recolhidos e por não termos equipes especializadas mandamos para outros estados credenciados que irão fazer os devidos procedimentos, inclusive, as pessoas que precisam de outro tipo de transplantes além daqueles que oferecemos, também encaminhados para fora do domicílio”.
Para maiores informações as pessoas podem ligar para 3376.8186.