Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Militar, José Ricardo era capitão reformado da corporação e estava em um compromisso de campanha na comunidade da Reta Velha, em Itaboraí, na Região Metropolitana. Ele foi atingido na garupa de uma moto ao tentar fugir dos criminosos
A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Desembargador Leal Júnior, no centro de Itaboraí, mas não resistiu aos ferimentos. O crime ocorreu por volta do meio-dia, quando o atual prefeito Helil Cardoso, que é candidato à reeleição, fazia uma caminhada acompanhado de Guimarães.
O capitão, que deixou a Polícia Militar há mais de 10 anos, foi abordado por marginais, que buscavam justamente identificar policiais no local. Assustado, José Ricardo correu e tentou fugir de carona numa motocicleta, mas foi perseguido por dois suspeitos e acabou morto com um tiro nas costas, segundo o comandante do 35°BPM (Itaboraí), tenente coronel Rui França.
Por volta das 14h, homens do 35° BPM (Itaboraí) realizavam buscas na região para tentar localizar e prender os suspeitos do crime.
Na sexta-feira (23), um dos candidatos a prefeito de Japeri, na Baixada Fluminense, foi vítima de um atentado no início da madrugada, quando chegava em casa, no bairro Chacrinha. Andrezinho, do PRP, é policial e estava armado. Ele disse que reagiu ao ataque e baleou dois dos suspeitos.