Publicação traz ilustrações didáticas sobre os cuidados e ações dos governos do Estado e Federal
A proposta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é orientar à população acerca dos riscos a quem reside, principalmente, em beira de rios. O meteorologista da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Nunes Pinho, explica que ao ter acesso à cartilha, qualquer pessoa pode se inteirar das explicações.
Além de observar os cuidados com as enchentes, a cartilha faz uma alusão ao difícil e triste ano de 2010 quando, em junho, os municípios margeados pelos rios Mundaú e Paraíba foram gravemente afetados com as enchentes.
“A cartilha traz histórias dos momentos difíceis vividos pelos alagoanos em junho de 2010 quando as chuvas atingiram os rios Mundaú e Paraíba, causando destruição em 19 municípios. A Sala de Alerta da secretaria foi implantada após esse desastre e isso proporcionou mais tranquilidade para os alagoanos”, explica o meteorologista Vinícius Pinho.
As cartilhas serão distribuídas nas escolas, faculdades, órgãos públicos e privados a partir de janeiro de 2017, no entanto a publicação também está disponível no www.semarh.al.gov.br clicando em Tempo e Clima no link Sala de Alerta.