Categorias: Meio Ambiente

Balneabilidade: Banhistas devem evitar 12 trechos no litoral alagoano

Praia de Peroba, em Maragogi
(Foto: Priscylla Régia/Alagoas 24 Horas)

As praias alagoanas apresentam, neste fim de semana, 12 áreas impróprias para banho de mar. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira, 30, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

De acordo com o relatório de balneabilidade do órgão ambiental, dos 20 pontos avaliados em Maceió, cinco foram considerados inadequados para banho de mar. No litoral sul, três trechos devem ser evitados pelos banhistas.

Já no litoral norte, os técnicos do IMA detectaram um alto número da bactéria Escherichia Coli (indicativo de contaminação fecal) em quatro áreas.

Para descobrir se um trecho é impróprio, o IMA verifica a quantidade de Escherichia Coli existente nas amostras colhidas nos locais. É considerado impróprio, o ponto que apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 ml de amostra da água e próprio aquele que não exceder um limite de 800 NMP (Número Mais Provável) de Escherichia coli por 100 mL de água.

O IMA pede para que os banhistas evitem, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos. Além disso, recomenda que sejam evitados pontos com a presença de cursos d’água supostamente contaminados por esgotos.

Confira os trechos próprios e impróprios:

IMA

IMA

IMA

IMA

IMA

IMA