Após empate por 0 a 0 na ida, o confronto segue em aberto para as equipes buscarem seu primeiro título nacional
Com o placar sem gols da ida, as duas equipes jogam por uma vitória simples para ficar com o título. Em caso de empate com gol, o CSA se tornará o campeão, já que terá marcado fora de casa e o Volta Redonda não. Um novo empate por 0 a 0 levará a decisão do título para as penalidades.
Após garantirem o acesso na fase quartas de final junto com Moto Club e São Bento, o Volta Redonda e o CSA deixaram eliminaram os rivais, respectivamente, para avançarem à final. Até aqui, o Voltaço eliminou URT-MG, Anápolis-GO e Fluminense de Feira-BA no mata-mata, além de ter liderado o Grupo A12 na fase de grupos. Já o CSA eliminou Parnahyba-PI, Altos-PI e Ituano-SP até chegar à semifinal, além de também ter liderado na primeira fase, o Grupo 6. Com uma campanha irretocável, o Volta Redonda, em 15 jogos, conquistou nove vitórias e seis empates. O CSA também venceu nove de seus confrontos, mas soma dois empates e três derrotas até aqui. O Volta Redonda é o único invicto da Série D e, caso seja campeão, igualará o feito que só foi conquistado um vez até aqui, pela equipe do Sampaio Corrêa no ano de 2012. Tanto o CSA quanto o Volta Redonda estão em busca de seu primeiro título de cunho nacional. MÁRCIO SEGUE FORA O Volta Redonda viveu durante está semana a expectativa do retorno do zagueiro Márcio, titular no início da Série D, mas que não atuou nas últimas partidas por conta de uma lesão. Márcio mostrou uma evolução durante a semana e chegou a treinar, mas ainda não deve ser titular na equipe.
Com isso, o garoto Gilberto deverá seguir fazendo dupla de zaga com Daniel Felipe. Artilheiro do time ao lado de Dija Baiano, David Batista não participou de um dos treinamentos da semana, mas não preocupa para o jogo. O próprio atleta garante estar praticamente certo para o jogo MUDANÇAS NO AZULÃO O CSA teve o meia Washington, que também havia ficado fora dos últimos jogos por conta de uma lesão, relacionado para a partida. Denílson cumpriu suspensão no último jogo e retorna ao time. Em contrapartida, o CSA perderá para a final o goleiro Jeferson, o lateral Rayro e o meia Kattê, todos lesionados.