Eleitores dos 102 municípios alagoanos devem comparecer às urnas para escolher os chefes do executivo municipal e os integrantes das câmaras legislativas. A expectativa é de que o pleito seja rápido devido à implantação em sua totalidade do sistema biométrico e do número reduzido de candidatos, ao contrário da última eleição, quando foram escolhidos deputados estaduais, federais, governador, senadores e presidente da república.
Apenas na capital alagoana, sete candidatos pleiteiam a chefia do Executivo: o atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), o ex-prefeito Cícero Almeida (PMDB), Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), João Henrique Caldas (PSB), Gustavo Pessoa (PSOL), Paulo Memória (PTC) e Fernando do Village (PMN).
Em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral do Estado, a disputa envolve quatro candidatos, Ricardo Nezinho (PMDB), Tarcizo Freire, Rogério Teófilo (PSDB) e Lindomar Ferreira (PSOL).
Antes mesmo do pleito, várias ocorrências foram registradas. A preocupação com a segurança resultou no pedido – e aprovação – de envio de tropas federais a 12 municípios alagoanos. Além do Exército, a Polícia Militar embarcou no começo da semana mais de 600 policiais para reforçar a segurança.
O pleito ainda envolve Polícia Civil, Ministério Público, Polícia Federal e as demais forças que integram o aparelho de segurança do Estado.
Maceió possui quase 580 mil eleitores aptos a votar. Considerando as pesquisas eleitorais realizadas e divulgadas com a autorização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o atual prefeito Rui Palmeira segue na liderança. Há, ainda, a expectativa de Palmeira ganhar ainda no primeiro turno.
A votação tem início às 8h e se encerra às 17h. A expectativa é de que o resultado seja divulgado até às 22h.