Os eleitores de Maceió terão que voltar às urnas no último domingo deste mês (30) para escolher, em segundo turno, entre os candidatos Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB). Nenhum dos candidatos obteve a maioria dos votos válidos para garantir vitória neste domingo.
Com os votos apurados e computados, o candidato Rui Palmeira, do PSDB, terminou a corrida do primeiro turno na frente, com 46,86% dos votos, uma votação maior do que apontavam as pesquisas. Logo atrás veio Cícero Almeida, que alcançou 24,73%. Os dois disputarão o segundo turno.
Além deles, também disputaram a prefeitura de Maceió: JHC PSB com (21,78%); Gustavo Pessoa PSol (3,07%); Paulão PT (2,44%); Fernando do Village PMN (0,66%) e Paulo Memória (0,46%).
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 21h30 deste domingo, os votos válidos correspondiam a 420.104 (87,49%); brancos 18.523 (3,86%) e nulos 41.555 (8,65%).
Candidatos se pronunciaram após resultado
Em entrevista à imprensa, após o resultado da eleição, Rui Palmeira disse que está pronto para iniciar nova etapa da campanha e vai focar nos eleitores que escolheram outros candidatos no primeiro turno.
“Eu acho que amanhã é reunir a equipe e já fazer uma agenda e ir para a rua imediatamente. Este é o nosso foco amanhã e claro, vamos trabalhar o voto de quem votou nos outros candidatos e falar em parceria com quem quer que seja é muito prematuro. Vamos manter a estratégia de ser propositivo, ir a todos e debates e tentar mostrar para os Alagoanos o que a gente fez e as nossas propostas para o futuro da cidade.”
Questionado se esperava uma vitória já no primeiro turno, o prefeito disse que as pesquisas já mostravam a ida para o segundo turno. “A gente teve 47% dos votos válidos, foi uma grande resultado, tivemos mais votos do que o segundo e o terceiro colocado juntos. Estamos prontos, animados para amanhã já ir para a rua. O PSDB e o PP saem fortalecido das urnas”, disse.
Já o candidato Cícero Almeida, enviou uma nota à imprensa sobre o resultado. Confira:
“O candidato Cícero Almeida agradece todos os votos recebidos neste primeiro turno e deve entrar com força total nesta segunda etapa da campanha. Para Cícero uma nova eleição começa agora e a verdade sobre Maceió vai aparecer. ” Vamos cair em campo para provar aos maceioenses que temos projetos para retomar o crescimento da nossa cidade”, diz nota enviada pela assessoria.