A Polícia Federal se preparou nos últimos meses para as Eleições 2016, com a elaboração de planejamento operacional e capacitação de policiais federais para o exercício de suas funções constitucionais de Investigação Criminal Eleitoral e de apoio à Justiça Eleitoral, em todo território nacional.
O efetivo policial foi distribuído pelos Coordenadores Regionais das Eleições 2016, nos municípios que apresentaram alta incidência de conflitos e crimes eleitorais. Os trabalhos eleitorais da Polícia Federal foram integrados aos esforços da Justiça Eleitoral e aos demais integrantes do sistema de segurança pública de Alagoas, visando a assegurar o equilíbrio nas eleições e a coibir a prática de infrações penais eleitorais.
Diante do exposto, a Polícia Federal em Alagoas apresenta à sociedade alagoana o Balanço Final das Atividades executadas dentro da Operação Eleições 2016, deixando claro que diversos inquéritos policiais estão em tramitação para dar continuidade às investigações de crimes eleitorais.