Categorias: Agenda

Cordelista Jorge Calheiros é atração no projeto Pauta Aberta

O show intitulado Seu Mestre Mandou dizer – O universo mágico de cordel do Mestre Jorge Calheiros será apresentado dia 14 de outubro, às 19h30, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Com característica autobiográfica, o show faz um passeio pela cultura popular e pelas diversas fases de vida do mestre que é considerado um dos maiores cordelistas vivos do Brasil.
Jorge Calheiros será acompanhado pelo também cordelista Demis Santana e pelos músicos Gama Junior e Kaw Lima. Alternando contos de cordéis, música e história de vida, o Mestre receberá no palco convidados especiais como Zeza do Coco, grupo Segura o Coco, Chau do Pife e o zabumbeiro Xexéu.
Contemplado no edital Projeto Pauta Aberta, realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural, Mestre Jorge já é cativo do público alagoano. Além de autor de importantes obras de cordel – atualmente contabiliza cerca de 100 títulos diferentes – ele possui a característica de recitar seus cordéis, o que ajuda a divulgar essa arte pelos locais por onde passa.
Mestre Jorge participa, como convidado, de atividades como lançamento de livros de poesia e outras ações culturais. Ele aproveita esses espaços para mostrar seu talento literário; participou, inclusive, das duas últimas edições da Bienal do Livro de Alagoas.
Dono de uma memória infalível recita “de cabeça” a maioria de seus poemas encantando o público com sua criatividade. Por isso, esse próximo show se configura como mais um espaço de aproximação com o poeta alagoano, que utiliza o cordel como linguagem estética para representação do cotidiano.
O Mestre cordelista é considerado Patrimônio Vivo de Alagoas desde 2011, título concedido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult). Em 2010 teve sua história adaptada para o cinema no curta-metragem Matuto Zé Cará, animação dirigida por Luiz Gustavo Sales. No mesmo ano foi contemplado com o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré, pelo Ministério da Cultura. Em 2015 foi contemplado no edital Prêmio Diogo Silvestre, da Secult.
SERVIÇO

Data: 14 de outubro
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara. Endereço: Av. Dr. Antonio Gouveia, 1113, Pajuçara
Horário: 19h30
Ingressos: R$10
Informações: 98845-4068 ou 99813-7471

CONVIDADOS
Zeza do Coco
Chau do Pife e Xexéu
Segura o Coco (Linete Matias, Fagner Dubrown, Letícia Santana, Sérgio Santana e Sandro Santana)

FICHA TÉCNICA
Produção Executiva: Christiano Barros
Direção Musical: Gama Junior
Direção de palco: Arnaud Borges
Assessoria de Imprensa: Nicolle Freire
Fotografia: Jéssica Patrícia
Músicos: Gama Junior, Kaw Lima, Demis Santana