Secretário defende criação de Universidade Aberta para lideranças comunitárias

Ascom/SeadesAntônio Pinaud defende universidade aberta

Antônio Pinaud defende universidade aberta

O secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, defendeu, nessa segunda-feira (10), a criação de uma Universidade Aberta destinada à capacitação e qualificação de lideranças comunitárias em Alagoas.

Pinaud fez as declarações durante a abertura do IV Seminário do Projeto Associação Legal, promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal), com apoio do Governo de Alagoas.

“Aponto a necessidade da formatação conjunta, com a participação da sociedade civil, das próprias lideranças e do poder público, de uma Universidade Aberta em nosso Estado, voltada para os dirigentes de todas as instituições que se dedicam ao bem-estar social. É necessário formar administradores sociais, especialistas na elaboração de projetos, na gestão de recursos, nas relações com a mídia e o público, no trato com o poder público e a iniciativa privada”, disse o secretário.

“É necessário que pessoas realmente preparadas estejam engajadas nesse processo de transformação social, garantia de direitos comuns e liberdades individuais”, alertou Pinaud, ressaltando a importância do seminário na definição dos rumos a serem seguidos pelas cerca de 300 entidades filiadas às Famecal, que representam milhares de alagoanos, grande parte deles em situação de vulnerabilidade.

“Este é o momento de pensarmos em um espaço destinado ao aprimoramento de práticas, à troca de experiências e padronização de métodos, com o objetivo transparente de garantir o diálogo eficaz entre todas essas instituições. Acredito que, somente a partir do surgimento desse espaço conseguiremos avançar, em todos os aspectos, nas políticas voltadas para o bem-estar de nossas comunidades, garantindo cidadania e dignidade aos que mais precisam”, disse Pinaud.

O seminário, intitulado ‘Intersetorialidade – De mãos dadas: Governo (1º Setor), Empresas, Comércio e Indústria (2º Setor) e Entidades de Interesse Social sem Fins Lucrativos (3º Setor), pela paz e bem-estar social’, segue até esta terça-feira (11), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, com a presença de, aproximadamente, 500 pessoas, segundo o MPE.

O projeto Associação Legal foi criado em 2014, com a meta de capacitar dirigentes, membros e conselheiros de entidades de interesse social, líderes comunitários e demais interessados no desenvolvimento da intersetorialidade.

Fonte: Ascom/Seades

Veja Mais

Deixe um comentário