Categorias: Eleições 2016

Ocupações mudam locais de votação de mais de 700 mil eleitores

New adVentures

New adVentures

Mais de 700 mil eleitores espalhados pelos estados do Paraná, Espírito Santo e Goiás precisam ficar atentos às mudanças dos locais de votação para o segundo turno, que ocorre neste domingo (30).

O deslocamento das seções se deve às ocupações de escolas públicas por estudantes, que protestam contra a reforma do ensino médio e a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

De um total de 20 estados onde haverá votação, 16 têm unidades de ensino ocupadas.

O deslocamento das seções gerou um custo extra para a Justiça Eleitoral. As informações são de O Globo. Somente do Paraná, o gasto com o segundo turno deve aumentar em R$ 3 milhões, por causa do deslocamento de servidores, sinalização dos novos locais e correspondências enviadas aos eleitores avisando sobre as mudanças.

Já no Espírito Santo, nove escolas deixarão de ser locais de votação. Em outras, houve um acordo entre o Tribunal Regional Eleitoral do estado e estudantes, para que a votação ocorra mesmo com manifestantes ocupando as unidades de ensino. O mesmo ocorrerá na Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) contabiliza, até o momento, 1.177 escolas ocupadas em todo o Brasil.

Recentes