Categorias: Maceió

Alunos do Ifal propõem desocupação parcial durante provas do Enem

João Urtiga / Alagoas 24 Horas

João Urtiga / Alagoas 24 Horas

A quatro dias da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que termina nesta terça-feira (1º), o prazo estabelecido para a desocupação das escolas federais para que sejam aplicadas as provas. O exame deve ser realizado nos próximos dias 5 e 6 de novembro.

Em Maceió, os 100 estudantes que ocupam há oito dias o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), no Centro, ainda não entraram em concordância com a medida e alegam não terem sido ouvidos pela entidade. Para a estudante Ana Letícia, que responde pela comunicação da ocupação, a proposta deve ser debatida entre eles ainda na tarde de hoje. “Não fazemos nada sem consultar a opinião de todos, mas é bom que fique claro que há tempos nós pedimos diálogo com o Inep para que ele se posicionasse contra a PEC 55 e os mesmos nada fizeram. Agora com esse assunto mais específico, enviamos uma proposta de ocupação de metade do campus, mas ela não foi atendida”, disse Ana Letícia.

João Urtiga / Alagoas 24 Horas

João Urtiga / Alagoas 24 Horas

A proposta citada pela estudante foi colocada em prática ainda nesse último domingo (30), durante o processo eleitoral de segundo turno realizado em Maceió. De maneira tranquila, os estudantes cederam algumas salas do Ifal para que o local servisse de votação. Segundo os manifestantes, o mesmo pedido foi enviado mas o Inep não se mostrou satisfeito com apenas uma parte do instituto.

Sem resultado, os estudantes garantem que permanecem na localidade resistindo até que um diálogo seja favorável para as duas partes. Além de serem contrários a PEC 55, que versa sobre os gastos do governo federal nos próximos 20 anos, os estudantes são contra ainda a reforma do ensino médio, proposta pela Medida Provisória MP746 enviada recentemente ao Congresso. Eles defendem que a proposta está sendo imposta de “cima para baixo” sem qualquer diálogo com a comunidade acadêmica.

Em nota, o Inep disse que caso as ocupações sejam mantidas mesmo com o ultimato, uma nova data de aplicação das provas deve ser anunciada. Provavelmente no mês de dezembro.

Relação das ocupações – atualizado em 1º de novembro:

Escolas Estaduais

José Enoque de Barros (Girau do Ponciano)

Xingó – I (Piranhas)

Manoel Leandro (Feira Grande)

Manuel André (Arapiraca)

Costa Rego (Arapiraca)

Luiz Augusto Azevedo de Menezes (Delmiro Gouveia)

Monsenhor Sebastião Bezerra (Água Branca)

Manoel Lúcio (Arapiraca)

Rotary (Arapiraca)

prof.ª. Izaura Antonia Lisboa (Epial) (Arapiraca)

Ifal

Maceió

Satuba

Santana do Ipanema

Piranhas

Batalha

Marechal Deodoro

Murici

Ufal

Penedo

Maceió

Arapiraca

Delmiro Gouveia

Palmeira dos Índios

Uneal

Palmeira dos Índios

União dos Palmares

Arapiraca