O intuito é visitar todas as unidades públicas de saúde, tanto municipais, como estaduais, e propor melhorias
Os Defensores públicos lotados no Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos da Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) iniciaram uma série de visitas às unidades de saúde pública de Maceió. A ação visa diagnosticar a real situação da saúde pública no município e buscar soluções para os problemas encontrados.
Desde a semana passada, seis unidades foram visitadas, três somente nesta quinta-feira (03). Durante as visitas, os defensores públicos conhecem as instalações, conversam com os gestores e os profissionais que trabalham na unidade, além de ouvir a opinião dos usuários sobre a qualidade dos serviços ofertados nos estabelecimentos de saúde.
De acordo com o Núcleo de Direitos Coletivos, nos próximos meses, os defensores devem visitar mais de 70 unidades de saúde pertencentes ao Município e ao Estado, entre unidades básicas de saúde, postos do programa de saúde da família, prontos socorros, hospitais e maternidades.
Os dados coletados serão transformados em relatórios e apresentados aos gestores públicos a fim de buscar soluções extrajudiciais para os problemas encontrados.
Até o momento, os defensores públicos estivaram nas Unidades de Saúde São Vicente de Paula, no Pinheiro; Paulo de Oliveira Costa, no Farol; São José, no Canaã; Ouro Preto, no bairro do Ouro Preto; Pitanguinha, na Pitanguinha; José Maria de Melo, Hamilton Falcão e o Pronto Socorro Denilma Bulhões, no bairro do Benedito Bentes.