Categorias: Brasil

Secretária de Doria, Soninha defende substância da maconha contra o crack

Estudos apontam que substância da maconha pode tratar doenças. Soninha foi anunciada chefe da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Reprodução

Reprodução

A vereadora Soninha Francine, anunciada nesta quinta-feira (10) futura secretária de Desenvolvimento Social da gestão do prefeito eleito de São Paullo João Doria, afirmou acreditar que o uso de canabinóides, substâncias encontradas na maconha como o THC e o canabidiol, pode facilitar a reabilitação de usuários de crack. Ela disse que pretende levar a discussão a Doria e ao futuro secretário de Saúde, Wilson Polara.

Tanto o canabidiol quanto o THC são substâncias encontradas na maconha e que, segundo estudos científicos, têm utilidade médica para tratar diversas doenças, especialmente as neurológicas. Em março, a Anvisa autorizou a prescrição e manipulação de medicamentos a base da planta da maconha, a Cannabis sativa, incluindo o tetrahidrocannabinol (THC).

Para Soninha, o uso dessas substâncias encontradas na maconha pode reduzir o sofrimento e os efeitos da abstinência para usuários de crack em processo de reabilitação. “Tem pesquisas científicas em universidades federais que indicam isso”, afirmou no evento em que foram anunciados oito novos secretários da gestão de Doria.

De acordo com a futura secretária, não se trata de “fumar maconha para largar o crack”, mas um “modo de atenuar o sofrimento”. Ela ainda comparou o princípio ativo da planta ao da morfina. “Alguém é contra o uso da morfina no tratamento de câncer?”, questionou.