Categorias: Justiça

Justiça determina a suspensão de vaquejada em Palmeira dos Índios

Decisão liminar saiu na madrugada desta sexta-feira (11) e pede aplicação de multa diária de R$ 100 mi e apreensão de instrumentos, em caso de descumprimento

Ilustração

Justiça determina suspensão de vaquejada em Palmeira dos Índios

O Tribunal de Justiça determinou a suspensão de um evento de vaquejada que iria acontecer neste final de semana em Palmeira dos Índios. A decisão, em caráter liminar, foi proferida na madrugada desta sexta-feira (11), após ação civil pública ambiental ajuizada pelo Ministério Público Estadual.

A competição teria início na noite de ontem, mas a decisão liminar saiu por volta de meia-noite e meia, pedindo a suspensão. De acordo com a decisão da juíza Clarissa Oliveira Mascarenhas, da 2ª Vara de Palmeira dos Índios, está suspensa qualquer competição ou apresentação com a utilização de animais. Além da suspensão, a decisão pede ainda multa diária caso seja descumprida.

“Defiro a tutela de urgência, em caráter liminar, suspensão de qualquer forma de competição ou apresentação com a utilização de animais que aconteceria nos dias 10, 11,12 e 13 de novembro, ou em data posterior, sob pena de multa diária de R$ 100 mil reais e apreensão dos instrumentos utilizados na vaquejada”, diz a decisão.

Apesar de proibir as competições, na liminar, a juíza não veda a realização dos shows marcados para os quatro dias do evento. “Nada impedindo a realização da parte musical do evento, desde que atente aos requisitos legais”, diz a decisão.

A ação foi ajuizada na última quarta-feira (09), pela 3ª Promotoria de Justiça de Palmeira dos Índios, e a Defensoria Pública Estadual. Na ação, promotora Salete Adorno Ferreira e o defensor público Fábio Ricardo Albuquerque de Lima, alegaram que, na vaquejada, são praticados atos de maus tratos com os animais participantes.

O evento, 25ª Vaquejada Ulisses Miranda 2016, é promovido pela Associação dos Vaqueiros do Brasil, teve início ontem e seguiria até domingo, no Parque de Vaquejada Ulisses Miranda, no povoado Palmeira de Fora, em Palmeira dos Índios.