Categorias: Maceió

Governo de Alagoas investe R$ 600 mil na manutenção de laboratórios de pesquisa

Carla Ornelas

Programa vem apoiar o funcionamento mínimo dos laboratórios dos grupos de pesquisa sediados em Alagoas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) disponibilizou na última quinta-feira (10), o resultado final do seu edital de Apoio à Manutenção e Instalação de Equipamentos Multiusuários.

Foram aprovadas 15 propostas que visassem financiar a manutenção ou instalação de equipamentos já adquiridos pelas instituições de pesquisa. Os insumos totalizam em R$ 600 mil, recurso integralmente estadual.

A chamada convocou os laboratórios acadêmicos e coordenadores dos Programas de Pós-graduação (PPGs) alagoanos a submeterem propostas, já que fortalecer este setor é uma das prioridades da atual gestão da Fapeal.

“Este programa vem apoiar o funcionamento mínimo dos laboratórios dos grupos de pesquisa sediados em Alagoas, permitindo que as atividades rotineiras de pesquisa e produções continuem”, explica João Vicente Lima, diretor científico de C,T&I da Fapeal. O gestor ressaltou ainda que, neste momento de grande escassez dos editais federais, a Fapeal vem amparar estas carências.

Otimização

Na seleção, foram priorizados projetos de laboratórios de uso compartilhado por pesquisadores de pelo menos três programas de pós-graduação. Foram consideradas propostas que buscassem realizar um maior intercâmbio entre os grupos de pesquisa, contemplando similarmente os objetivos de impactar na melhoria substantiva da qualidade das teses de doutorado e dissertações de mestrado feitas no Estado.

“O edital é de extrema importância para a adequação deste ambiente de alto nível em produção científica. O apoio permite em médio prazo uma maior interação entre os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e também com os pesquisadores da indústria, preenchendo lacunas”, frisa Glauber Ferreira, aprovado na chamada e professor do Instituto de Física (IF) na Ufal.

 A partir da disponibilização do recurso, os pesquisadores contarão com 12 meses para aplicarem os mesmos e prestarem contas à Fapeal.