Categorias: Meio Ambiente

Estudantes monitoram rios do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba

IMA/AL

IMA/AL

Conselheiros Gestores do Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) conheceram, na última sexta-feira (11), o relatório do monitoramento realizado por alunos do curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Tiradentes (Unit), sobre a qualidade da água encontrada em quatro rios da região. O resultado final será apresentado na próxima sexta-feira (18).

Segundo Alycia Torres, técnica do Instituto do Meio Ambiente (IMA) que assessora a Área de Proteção Ambietal (APA) de Santa Rita, o trabalho, coordenado pelo professor Marcius Lima, é realizado por estudantes a partir do segundo período nos rios: Estiva, Remédios, Sumaúma e no Riacho do Silva. Ela explica que a partir das coletas, “alguns parâmetros foram verificados na hora e os demais foram analisados por um laboratório contratado para o serviço”.

A apresentação, para os Conselheiros, foi realizada por representantes da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro. “Posteriormente também será apresentado ao Conselho Gestor da APA de Santa Rita”, comentou a técnica. Os Conselheiros foram convidados a conhecer a íntegra do trabalho na sexta-feira (18), quando os estudantes deverão apresentar, na Universidade, o resultado da pesquisa.

Além do IMA e da Unit, estavam presentes na reunião os representantes do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Prefeitura de Santa Luzia do Norte e Braskem.