O governador Renan Filho esteve reunido com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e solicitou o retorno e a ampliação do número de agentes da Força Nacional para atuar em Alagoas. A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 16, em Brasília.
A Força Nacional deixou Alagoas após autorização de transferência expedida pelo Ministério de Justiça e Cidadania em 15 de junho para o evento do Rio 2016, evento Olímpico e Paraolímpico. Eles estavam no Estado desde 2007 e sua atuação era prorrogada desde então.
Os dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública apontam que haviam 77 militares, 49 civis, dois delegados, dois papiloscopistas e um perito criminal da Força Nacional. De acordo com Agência Alagoas, o ministro destacou que há um efetivo na FN de aproximados sete mil em todo o país e que serão enviados aproximadamente 400 homens para Alagoas.
Os agentes de segurança vêm para Alagoas em um momento crucial, quando foi confirmado nesta semana durante coletiva o aumento no número de homicídios no mês de outubro comparado com o mesmo período do ano passado.