Ação vai ocorrer às 9h, próximo ao Clube Motonáutica, no Pontal, em Maceió
As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão prontas para participar do 13º Simulado de Acionamento do Plano Global de Atendimento, que faz parte do Programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (APELL). A ação será promovida pela Braskem, nesta sexta-feira (18), às 9h, próximo ao Clube Motonáutica, no bairro Pontal da Barra, em Maceió.
O Samu terá participação intensa no simulado. Além de duas ambulâncias, será disponibilizada uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista; uma Unidade de Suporte Básico (USB), com dois técnicos de enfermagem e um condutor socorrista; duas motolâncias, além dos profissionais que estarão de plantão na Central do Samu em Maceió.
“O simulado é fundamental porque é uma oportunidade para os profissionais colocarem em prática todo o conhecimento adquirido numa operação onde estão múltiplas vítimas. Isso requer mais atenção e discernimento de todos os profissionais que estão envolvidos”, salientou o supervisor do Samu Maceió, Lucas Casado.
De acordo com o médico Paulo Alfredo, representante do Samu no APPEL, um dos propósitos do simulado é promover a evasão do maior número possível de pessoas para um local seguro, devido a um suposto vazamento de cloro ocorrido na Braskem. “O simulado também tem o propósito de treinar a população do bairro do Pontal e os profissionais que estarão envolvidos no simulado, visando verificar a integração e a resposta das atividades de todos os órgãos”, explicou.
Além do Samu, irão participar do simulado o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Hospital Geral do Estado (HGE), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEPDEC) e Instituto de Meio Ambiente (IMA). Também irão compor o simulado, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal de Maceió, Vigilância Ambiental, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), além das comunidades do bairro do Trapiche, da Rua da Palha/BR-434, creches e escolas que estão instaladas nos bairros.