Categorias: Artigos

Como usar o botijão de gás com segurança

Pixabay

Pixabay

O gás liquefeito de petróleo (GLP) é uma das principais fontes de combustíveis utilizadas em residências e estabelecimentos comerciais. Por ser um material altamente inflamável e explosivo, os botijões precisam ser bem manuseados a fim de evitar acidentes. Isso vale tanto para os vasilhames de casa quanto para os empregados em restaurantes e cozinhas industriais.

O cuidado já começa na hora da compra. Os botijões são feitos com uma liga metálica que confere mais resistência e durabilidade ao produto. Portanto, amassados ou com ferrugem no vasilhame podem ser um indício de vazamento. Compre produtos que estejam adequadamente identificados. Corpo do botijão de gás, regulador de pressão e mangueira são as partes que tem que apresentar inscrições de marca da distribuidora, certificação do Inmetro e prazo de validade do gás. Recipientes sem lacre da distribuidora na válvula, nem pensar também.

Cuidados no armazenamento
É necessário manter o gás em condições adequadas para funcionar em segurança. Sempre em posição vertical e (de preferência) do lado de fora de cozinha, o botijão deve estar armazenado em local arejado e protegido dos efeitos naturais (vento, chuva, etc.). Nada de armários e outros espaços fechados.

Feche sempre o registro de gás quando não o estiver usando e mantenha o vasilhame a uma distância mínima de 1 metro e meio de tomadas, interruptores, instalações elétricas, ralos ou grelhas de escoamento de água – por ser mais denso que o ar, o gás pode se alojar nesses canais, na ocorrência de vazamento. Uma pequena chama ou faísca é suficiente para causar uma explosão.

Quanto à mangueira, nunca passe ela por trás do fogão. Caso seja necessário alterar a posição da entrada de gás, recorra a profissionais credenciados pelo fabricante do fogão. E, por favor, não junte vários pedaços de mangueira. “Gambiarras”? Definitivamente não.

O que fazer em suspeitas de vazamento?
Não ligue dispositivos elétricos e afaste todas as pessoas do local. Não acenda fósforos ou isqueiros e leve o botijão a um espaço mais ventilado.

Um método para descobrir vazamentos é passar uma esponja com água e sabão sobre a conexão válvula de pressão de gás. Se aparecer bolhas, há vazamento. Em situações de incêndio, utilize o extintor de pó químico seco para apagar as chamas e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193).

Recentes