A espera acabou. Já está disponível a lista dos filmes selecionados para a edição 2016 da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. Foram ao todo 42 produções inscritas. Vinte delas foram escolhidas pela comissão de seleção, formada pela fotógrafa Flávia Correia e pelo o cineclubista João Paulo Santos. O evento é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano – FSAL.
A competição acontecerá entre os dias 15 e 18 de dezembro no Centro Cultural Arte Pajuçara. A Mostra Sururu 2016 tem patrocínio da Algás e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. Além da capital Maceió, com 15 títulos, estão representadas na programação as cidades de Arapiraca, com quatro filmes, e Teotônio Vilela, com um.
A principal novidade da Mostra Sururu em sua edição de número 7 é a nova configuração da premiação, reformulada após debates realizados pelo FSAL no último ano.
Ao contrário dos anos anteriores, em que as produções competiam em 12 categorias, agora elas irão concorrer a cinco estatuetas: Prêmio Algás de Melhor Filme; Prêmio para Melhor contribuição artística; Prêmio Melhor contribuição técnica; Prêmio de Melhor filme pelo júri da crítica e Prêmio de Melhor filme pelo júri popular.
Excepcionalmente nesta edição a competição não contará com prêmios em dinheiro. Segundo a produção do evento a mudança se deve a restrições orçamentárias.
Além do troféu criado pelo artística visual Jackson Lima, de Limoeiro de Anadia, o filme escolhido pela crítica receberá um prêmio de distribuição oferecido pela empresa La Ursa Cinematográfica.
“As últimas edições da Sururu nos mostraram que o formato da premiação não era apropriado à realidade do nosso cenário audiovisual. Especialmente nos últimos três anos isso ficou evidente com a ausência ou adaptação de algumas categorias, algo que vinha causando incômodos no segmento. O atual formato é mais conceitual e permite que qualquer categoria ou aspecto de um filme seja premiado, desde que se destaque na programação. A configuração foi discutida em reuniões do Fórum”, explica Nina Magalhães, representante do FSAL e uma das produtoras do evento. Veja a lista completa abaixo.
SELECIONADOS PARA A COMPETIÇÃO OFICIAL: