A premiação do “Turismo do Saber 2016” acontece nesta terça-feira (06), no Parque Shopping, a partir das 8 horas. O evento, que terá a participação de 350 convidados, entre estudantes, professores e parceiros do projeto, marca o encerramento da primeira etapa da iniciativa que já beneficiou oito escolas públicas e mais de 400 alunos. Durante este ano, eles participaram de city tours, trilhas ecoturísticas no Parque Municipal e aulas especiais oferecidas pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur).
O objetivo do projeto é despertar o interesse das crianças e adolescentes sobre o potencial turístico da cidade e todas as oportunidades profissionais do segmento. Depois destas experiências, os estudantes foram convidados a resumir os aprendizados em uma frase que agora concorre ao prêmio que será entregue em uma cerimônia de celebração. Ao todo, oito alunos pré-selecionados por uma comissão julgadora participam do “Concurso Melhor Frase”, em uma enquete com votação na internet. Para quem ainda não votou, é possível participar até esta segunda-feira (05), na página www.facebook.com/turismodosaber .
“Na verdade, a proposta deste evento é promover um grande encontro entre as crianças e adolescentes de diferentes bairros e celebrar seu interesse em explorar a própria cidade, se encantar com suas belezas e aprender sobre sua história. Se conseguirmos inspirar em cada um deles o desejo de cuidar desse patrimônio natural e cultural que somos privilegiados em ter no quintal de casa, já temos motivos para comemorar. Se, além disso, alguns desses alunos se interessarem em se envolver futuramente nas atividades turísticas se desenvolvendo socialmente quem ganha é a cidade” , avaliou o secretário de turismo, Jair Galvão.
Até agora o projeto já contemplou os seguintes bairros: Pontal da Barra, Trapiche, Vergel, Cambona, Ponta Verde, Cruz das Almas, Ipioca e Bebedouro. De acordo com a coordenadora da Ação, Ana Corado, em 2017, 15 novas escolas e 09 casas de passagem e centros de convivência vão participar do projeto. “A ideia é contemplar um público cada vez maior e aprimorar o roteiro turístico oferecido às crianças”, explicou.
O Projeto Turismo do Saber é um projeto viabilizado por meio de parcerias com a Luck Receptivos, que opera os city Tours com os alunos, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Parque Shopping, Cinesystem, Sesc Alagoas, Faculdade Estácio-Fal, operadora Let’s Dive, Tropicana Turismo e Braskem.