Categorias: Maceió

Prefeitura encaminha à Câmara Projeto de Reforma Administrativa

A edição desta terça-feira (06) do Diário Oficial do Município (DOM) publica a versão integral do Projeto de Lei (PL) de autoria do Poder Executivo municipal que propõe a reforma administrativa dos órgãos da Prefeitura de Maceió. O PL seguirá para análise dos vereadores da capital.

Com a reforma de seus órgãos de governo, a Prefeitura pretende aperfeiçoar a oferta de serviços à população, agilizar o atendimento das demandas atendidas pela gestão, melhorando os instrumentos de controle e permitindo maior rigor na aplicação dos recursos públicos.

A reforma administrativa implicará em realocação e transferência de servidores de alguns órgãos que serão fundidos. Entretanto, os direitos e as remunerações destes servidores serão integralmente preservados.

Do mesmo modo, a reforma não criará novas despesas para a administração e ainda proporcionará a diminuição no número atual de estruturas de governo.

Hoje, a Prefeitura possui 28 organismos de gestão entre o Gabinete do Prefeito, Secretarias, Agências e Superintendências. Com a reforma, este número passará para 26 órgãos.

Fusões e Novas Estruturas

“A mudança proposta pela Prefeitura pretende racionalizar as ações do município em suas mais diversas frentes, modernizando serviços e procurando dotar as pastas de mais funcionalidade no atendido à sociedade. Para tanto, órgãos passarão por um processo de fusão. Outras novas pastas serão criadas”, disse o secretário municipal de Administração, Fellipe Mamede.

Por exemplo, a atual Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) deixará de existir, assim como a Secretaria Municipal de Habitação Popular e Saneamento (SMHPS) e a Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA). Parte das atribuições destes organismos ficará sob a responsabilidade da nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET).

A nova pasta tratará das demandas de licenciamentos e alvarás para empreendimentos, antes a cargo da extinta SMCCU; da coordenação do planejamento urbano, antes a cargo da SEMPLA; e da rotina de fiscalização e preservação ambiental promovida pela Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA), que também terá parcela de sua atribuição fundida.

Já as ações de fiscalização e ordenamento urbano, hoje também exercidas pela SMCCU, ficarão a cargo da nova Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SEMSOP), que também será o órgão gestor da Guarda Municipal. Com a medida, será extinta a atual Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (SEMSC).

Como a atual Secretaria Municipal de Planejamento será extinta, a gestão do Orçamento do Município ficará a cargo da Secretaria Municipal de Finanças (SMF). Também será criada, por meio de PL publicado no DOM de terça-feira, a Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (ARSER), responsável pela gestão de processos licitatórios e parcerias público-privadas. Criada a ARSER, esta se unirá a estrutura de governo do município.

A atual Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) incorporará a temática das políticas para os jovens de Maceió e será denominada Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL).

Com a reforma, a Prefeitura também passará a contar com um órgão para tratar da conservação da cidade, construção e manutenção de espaços públicos como praças, parques e jardins. A nova pasta será a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEMDS).

Saiba como ficará com a mudança:

  1. Gabinete do Prefeito
  1. Gabinete do Vice-Prefeito
  1. Gabinete de Governança (GGOV)
  1. Secretaria Municipal de Governo (SMG)
  1. Procuradoria-Geral do Município (PGM)
  1. Secretaria Municipal de Controle Interno (SMCI)
  1. Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS)
  1. Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)
  1. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET)
  1. Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
  1. Secretaria Municipal de Economia (SEMEC)
  1. Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE)
  1. Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA)
  1. Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL)
  1. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEMDS)
  1. Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SEMSOP)
  1. Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
  1. Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES)
  1. Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR)
  1. Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (ARSER), vinculada à Secretaria Municipal de Finanças
  1. Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Maceió (IPREV), vinculado à Secretaria Municipal de Gestão
  1. Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (COMARHP), vinculada à Secretaria Municipal de Gestão
  1. Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), vinculada à Secretaria Municipal de Educação
  1. Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial
  1. Superintendência Municipal de Iluminação de Maceió (SIMA), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial
  1. Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial