Um vídeo exibido no Jornal do Almoço desta quarta-feira (14) registrou o momento em que o menino Otávio, de 11 anos, filho do jornalista Rafael Henzel, sobrevivente da tragédia com o voo da Chapecoense, sobe ao avião da FAB para abraçar o pai na chegada a Chapecó na noite desta terça-feira (13).
Henzel e o jogador Alan Ruschel foram recebidos com festa no aeroporto. O reencontro do jornalista com o filho emocionou a equipe que acompanhou os sobreviventes até o Brasil. “Olha, quando o filho entrou no avião ninguém segurou, todo mundo foi ao choro, o choro de uma nação. Agora, eles estão aí, vão recomeçar o tratamento, a recuperação e vão voltar às atividades se Deus quiser”, disse o médico Edgar Tolini.
Os dois sobreviventes estão internados em um hospital no centro de Chapecó, no Oeste catarinense, onde se recuperam bem, segundo a unidade de saúde. O acidente deixou 71 mortos na Colômbia no dia 29 de novembro.
O goleiro Follmann, que também sobreviveu, chegou a São Paulo na segunda-feira (11). Nesta quarta, o Hospital Albert Einstein informou que o jogador deixou a UTI e foi transferido para uma unidade de tratamento semi-intensivo. Já o zagueiro Neto, a único sobrevivente que ainda segue internado na Colômbia, deve ser transferido para o Brasil nesta quinta-feira (15).
Situação clínica
O hospital divulgou nesta manhã um boletim com o estado de saúde dos pacientes. Segundo o documento, Henzel está clinicamente estável e está bem do ponto de vista psicológico.
O jornalista se recupera de um traumatismo de tórax com contusão pulmonar. Ele teve fratura do tornozelo direito, com luxação de dois dedos dos pés, entre outros ferimentos. Ele ainda apresenta um dreno de tórax. Para esta quarta, está prevista uma tomografia de tórax e radiografias dos pés, tornozelos e do punho esquerdo.
Alan, conforme o boletim do hospital, se recupera de uma fratura na 12ª vértebra torácica e na 1ª vértebra lombar e de uma cirurgia corretiva dessas lesões. Ele também recebe tratamento para uma infecção urinária. O jogador foi submetido a exames que demonstraram que sua recuperação progride. Nesta quarta, passará por uma ultrassonografia do aparelho urinário e uma radiografia de tórax.
“Eles estão muito bem, chegaram em uma condição clínica favorável. Todo atendimento emergencial e de questões mais graves foi realizado lá. Então, agora, eles estão fazendo a conclusão dos tratamentos que foram iniciados e agora são feitos exames complementares após o transporte da Colômbia até aqui. Por enquanto, não há previsão de alta, os dois estão concluindo antibioticoterapia, o Alan por uma infecção urinária e o Rafael por uma infecção pulmonar. Depois dos exames, talvez a gente tenha uma previsão de alta”, disse a chefe da UTI Juliana Foresti.
Instalação
Rafael e Alan estão instalados em quartos de isolamento no setor C da unidade e podem receber visitas de parentes e amigos das 7h às 22h, mas com restrições. Eles também têm um acompanhante durante o período em que ficam internados.
“Estamos muito felizes por eles estarem aqui e sejam bem-vindos, desejamos melhoras a eles”, disse Jean Pierre Weis, engenheiro mecânico. “A gente está torcendo muito por eles, pela recuperação. É uma emoção muito grande”, disse a gerente Marinês Oliveira.
Às 9h20 desta quarta-feira (14), a mãe de Rafael chegou ao hospital para passar o dia com ele. “É bom demais ter ele com a gente e ele está bem, graças a Deus, recuperado”, disse Lígia Valmorbida.