Um reeducando foi morto e outro acabou baleado durante uma tentativa de fuga do Presídio de Segurança Máxima (PSM). Durante o motim, dois agentes penitenciários chegaram a ser feitos de reféns e se feriram, precisando de socorro médico. O incidente ocorreu na noite desta quarta-feira (14) e nenhum detento conseguiu escapar da unidade prisional.
É da Secretaria de Segurança Pública a informação de que o detento Marcondes da Silva Soares foi baleado e socorrido ainda com vida para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde chegou em óbito. Outro apenado, identificado como Edson dos Santos também se feriu e segue internado.
Após o ocorrido, agentes penitenciários do Grupo de Escolta Remoção e Intervenção Tática (Gerit) e militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) fizeram a contagem dos custodiados e vistoriaram as celas. A situação no PSM foi normalizada logo após ação das equipes. Uma sindicância foi aberta pela Seris para apurar as circunstâncias. As autoridades do Poder Judiciário e da Polícia Civil foram comunicadas para tomar providências.