Categorias: Saúde

Termo de Cooperação Técnica garante Posto de Coleta de Amostras Biológicas no Hospital Helvio Auto

Assinatura do documento aconteceu nesta segunda-feira (19) entre Sesau e Uncisal

Carla Cleto

Local será destinado para a realização de análises dos materiais na área de patologias pelo Centro de Patologia e Medicina Laboratorial

Integrar os diversos serviços públicos de saúde em Alagoas tem sido uma das metas estabelecidas pela atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com esse intuito, nesta segunda-feira (19), foi firmado um termo de cooperação técnica entre a Sesau e a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), viabilizando a instalação de um posto de coleta de amostras biológicas no Hospital Escola Helvio Auto.

A assinatura do termo de compromisso aconteceu na Uncisal, com a presença da secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszormiska e o Reitor em exercício da universidade, Paulo Medeiros. O local será destinado para a realização de análises dos materiais na área de patologias pelo Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), que pertence à Uncisal e o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) que irá contribuir com a unidade hospitalar, fazendo o diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade.

“Com o posto estamos ampliando o acesso para que possamos melhorar a qualidade da saúde pública para a população. Com a integração entre os laboratórios públicos do Estado vamos garantir que a demanda do Helvio Auto seja atendida e também teremos mais consistência nos indicadores das doenças de notificação compulsória e assim melhorar as ações de saúde”, disse a titular da pasta Rozangela Wyszomirska.

Muito feliz com a conquista, o reitor em exercício da Uncisal, Paulo José Medeiros de Souza Costa, destacou a importância do empenho de todos e ressaltou o comprometimento que os servidores públicos têm que ter no desempenho de seu trabalho sempre com qualidade.

O diretor do Lacen/AL, Magliones Carneiro, adiantou que o posto já está em funcionamento, em regime de 24 horas, garantindo que os usuários do SUS possam ter um diagnóstico preciso e esclarecedor sobre a patologia.

“O posto de coleta vai funcionar para colher as amostras dos usuários do pronto atendimento e os pacientes do próprio hospital. As amostras serão coletadas em tempo oportuno para a identificação de doenças como hepatite, HIV, dengue, zika, chikungunya, meningite tuberculose, entre outras doenças de caráter notificador”, finalizou Carneiro.