Um grupo de moradores do Novo Mundo bloqueou, nesta segunda-feira, 2, os dois sentidos da Avenida São João, para protestar contra a suspensão dos ônibus que faziam a linha Novo Mundo/Jacintinho, Via Serraria e a mudança de itinerário da linha Novo Mundo/Centro (032). O grupo bloqueou o principal acesso do bairro e solicitou a presença de um representante da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para esclarecer o motivo pelo qual retirou o transporte da comunidade.
De acordo com os moradores, os maiores problemas são o tempo de espera nos pontos, que chega a duas horas, a dificuldade de acesso a localidades próximas ao conjunto, que tem que ser feitas a pé, e o tempo do trajeto até o centro da cidade, que quase dobrou.
A moradora Patrícia Graciane da Silva falou pelo grupo: “A população do Novo Mundo foi muito prejudicada com essas mudanças. Pessoas idosas têm que andar mais de 20 minutos para pegar um ônibus ou ficar esperando mais de duas horas no ponto. Quem trabalha longe têm que sair mais de uma hora antes de casa do que saia antes. A gente quer uma resposta da SMTT e a solução pro nosso problema”.
Um representante da SMTT foi até o local e explicou que as mudanças feitas são resultantes de uma série de estudos técnicos realizados durante os últimos meses e que visam a melhoria do transporte coletivo urbano e benefício da população. Uma reunião ficou agendada para às 10h desta terça-feira (3), na sede do órgão, na parte alta da cidade. Os moradores se comprometeram retirar o bloqueio, mas disseram que se o resultado da reunião não for satisfatório novos protestos serão feitos.
“As mudanças são feitas sempre para benefício da população, mas quando alguém se sente prejudicado não há dificuldades em se procurar o órgão e registrar sua queixa. O que não podemos tolerar são atitudes que impedem o direito de ir e vir de todos. Estamos aqui para ajudar”, explicou Antonio Atanasio, supervisor de Fiscalização de Coletivos da SMTT.
As mudanças estão em vigor desde o último sábado, 31 de dezembro e afetaram outras 10 linhas.