Categorias: Interior

Moradores sofrem com falta d’água na Barra Nova; SAAE diz que vai aumentar vazão

Ascom/Marechal Deodoro

Secretaria de Meio Ambiente e direção de balneário se reuniram

A falta de água continua tirando o sono dos moradores do povoado Barra Nova, em Marechal Deodoro. Em algumas ruas ela sumiu das torneiras desde meados de dezembro e até agora nem sinal. Tem morador de uma localidade conhecida como “Jacaré” que acorda de madrugada para tentar juntar o mínimo de água para fazer as tarefas domésticas, sem sucesso.

Alguns moradores chegaram a denunciar que o problema pode ter sido causado por um balneário localizado na região, que estaria utilizando o maior volume de água do reservatório.

Nesta quinta-feira, 5, a assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade informou que após denúncias, o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Deodoro e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEMMA) estiveram em reunião com a direção do balneário para discutir métodos de redistribuição hídrica.

O secretário de Meio Ambiente, Mateus Gonzalez, disse que o problema é decorrente de um conflito no uso de água e que é necessário “um estudo das nascentes na região”. “Falta água para o abastecimento pela a utilização dela para o lazer. A prioridade é o uso para o abastecimento que abrange locais como a Massagueira, Barra Nova, Santa Rita, entre outras. Depois disso, aí vem a produção de alimentos e por fim, o lazer. A água é um bem público e que o Broma faz o uso. Precisamos ‘arrumar a casa’.  O local só vai consumindo e não tem noção da quantidade de água usada e nem da reserva. Precisamos fazer um estudo daqui, uma avaliação”, afirmou o secretário.

Ascom/Marechal Deodoro

Direção de balneário analisou o nível da vazão

Após a reunião, o superintendente da SAAE confirmou que irá aumentar a vazão da água para o município. “Conseguimos combinar com a direção do Broma que eles irão aumentar a vazão da água que vai para abastecimento já a partir de hoje. Além disso, duas bombas de captação que estavam quebradas, já foram consertadas e o abastecimento deve começar a regularizar nos próximos dias”, disse.

Especialista

A direção do balneário acionou um especialista para realizar a avaliação estrutural e medição da vazão, além de realizar um planejamento da nova formatação no sistema de distribuição hídrica na localidade.