A última sexta-feira, 6, foi de muita emoção na Arena Condá, em Chapecó, Santa Catarina. A casa da Chapecoense, que após ter sido palco de tantas glórias, nos últimos tempos, foi símbolo da dor – resultado da tragédia que vitimou time, comissão técnica, diretores e jornalistas – finalmente, ilustrou o recomeço.
Quando a maioria da imprensa se posicionava para conhecer os novos atletas que defenderão a Chape na próxima temporada, o zagueiro Neto, sobrevivente da tragédia aérea, chegou à zona mista, se dirigiu ao vestiário, colocou à camiseta de treino e se reapresentou, junto aos novos companheiros de equipe. Um sopro de esperança para a, quase totalmente, renovada equipe.
Apesar das mudanças, foi possível perceber uma sintonia no elenco. A harmonia, inclusive, foi destacada pelo diretor executivo de futebol, Rui Costa, que ficou impressionado ao ver os jogadores diminuírem o ritmo para acompanhar o passo de Neto – que ainda se movimenta com dificuldade. O gesto, apesar de singelo, denota a disposição de todos os atletas – dos que chegaram, de outros times ou da base, aos que permaneceram das últimas temporadas – em remar na mesma direção, tendo como objetivo a reestruturação do clube.
Para encerrar a apresentação oficial dos atletas, o Presidente da Chapecoense, Plinio David De Nes Filho, falou diretamente aos atletas, desejando boas-vindas e uma caminhada repleta de lutas, determinação e esperança.
Após a apresentação oficial, o zagueiro Neto iniciou os tratamentos de fisioterapia e os demais atletas passaram por avaliações e trabalhos na academia da Arena Condá. Na parte da tarde foi realizado o primeiro treino da temporada no centro de treinamento Água Amarela.