Alagoas terá o primeiro Instituto de Medicina Legal em 200 anos
O novo Instituto Médico Legal de Maceió, uma obra muito ansiada pela população há muitos anos, será inaugurado este ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10) pelo governador Renan Filho, durante a solenidade de entrega de diversos equipamentos à Segurança Pública (SSP).
Com isso, Renan Filho assegura um cenário de transformações que está sendo construindo na área, apostando na reestruturação do segmento e reafirmando o compromisso com o cidadão alagoano na garantia da entrega em 2017 do primeiro Instituto Médico Legal (IML) de Alagoas em 200 anos.
O governador enfatizou que o IML é um claro exemplo de coisas almejadas pelo cidadão e que nunca foram feitas. Ele frisa que Alagoas nunca teve um Instituto de Medicina. “O que existe é um prédio cedido pela Universidade Federal de Alagoas e que é utilizado como IML, mas, que, infelizmente, não tem a estrutura necessária para fazer um bom trabalho”, destacou. “O atual prédio não separa violência urbana da violência contra a mulher. Também não tem lugares separados para crianças, para violência de gênero contra homossexuais, por exemplo, de maneira que isso vira um ‘bolo’”, ressalta.
O governador explicou ainda que o IML não tem apenas a função de aferir cadáver, mas também o dever de receber pessoas em vida, como a mulher que foi agredida fisicamente pelo parceiro e que precisa fazer o exame de corpo de delito, além de receber a criança vítima de violência sexual ou ainda o homossexual vítima da violência de gênero.
A obra
A obra foi orçada em mais de R$ 7 milhões. A nova unidade do IML está sendo edificada no bairro do Tabuleiro do Martins, em Maceió, e quando estiver completamente pronto, o moderno espaço proporcionará melhor atendimento às vítimas e seus familiares.