Categorias: Economia

Braskem doa equipamentos para coleta seletiva em diversos municípios alagoanos

Bombonas de 200 litros irão facilitar trabalho de reciclagem e auxiliar na preservação ambiental

AlagoasNegócios

AlagoasNegócios

Baseada no seu compromisso com a sustentabilidade e na re-utilização e reciclagem de materiais , a Braskem vai doar bombonas para auxiliar na coleta seletiva de lixo das praias em Maceió, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro e em São Miguel dos Milagres. As bombonas, que possuem capacidade de 200 litros e são feitas com polietileno de alta densidade (PEAD), um dos materiais produzidos pela Braskem e que seriam descartadas depois de usadas.

“Essa é uma ação que não tem só uma preocupação com o meio ambiente, mas também se volta para a reciclagem de materiais. É importante que possamos firmar as parcerias, porque além de ajudar as prefeituras com a limpeza das cidades, também estamos trabalhando os conceitos de reaproveitamento e sustentabilidade ao dar novos usos a materiais que, certamente, iriam para o lixo”, ponderou Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.

A instalação das bombonas em Maceió será na faixa de areia da orla marítima, em ação complementar ao projeto Praia Viva. Elas irão se juntar aos 100 conjuntos de coletores entregues ao longo de 2016, para separação entre lixo orgânico e reciclável da Pajuçara à Cruz das Almas, e às estações elevatórias para drenagem e eliminação das línguas sujas das praias urbanas da capital. Esta obra , por sua vez, foi feita com 7 mil metros de tubos de PVC doados pela Braskem em setembro de 2015.

“Desde o início de 2015, viemos desenvolvendo uma ação muito forte de qualificação do destino Maceió, o que envolve uma série de ações estruturantes. Foi um trabalho muito bem recebido pelos turistas, pelo trade turístico e pelos próprios moradores. A Braskem tem sido uma parceira muito importante nesse processo, tanto na questão das estações elevatórias quanto na coleta seletiva”, afirmou Janyne Barbosa, secretária adjunta de Promoção do Turismo (Semptur) de Maceió.

Foi o conhecimento sobre tipo de parceria que aproximou o município de São Miguel dos Milagres da Braskem para uma iniciativa semelhante de sustentabilidade e meio ambiente, explicou o jornalista Cláudio Bulgarelli, presidente da Associação da Rota Ecológica dos Milagres (AREMI). As bombonas vão pôr em prática um projeto de reciclagem voltado tanto para os moradores quanto para os turistas.

“Elas serão implantadas sobretudo na faixa litorânea, nas praias de maior fluxo de turistas: 10 na praia do Riacho, 20 na praia de São Miguel dos Milagres, 10 na praia do Toque e 20 na praia de Porto da Rua. Além disso, serão colocadas também nas praças onde existe fluxo de turistas e moradores, tudo isso com o objetivo de fazer com que as pessoas percebam a importância da coleta seletiva”, informou Cláudio Bulgarelli.

Segundo Milton Pradines, demandas como essa de São Miguel dos Milagres foram surgindo naturalmente ao longo do ano de 2016. “São demandas que, por a Braskem ter uma atuação responsável e por trabalhar as questões de sustentabilidade, terminamos sendo procurados e buscamos atender dentro das possibilidades de nossa atuação”, completou.

Sobre a Braskem

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.