A Rua do Comércio, em Maceió-AL, foi a mais recente contemplada com a bicicleta fantasma, ação de cicloativistas que homenageia ciclistas mortos no trânsito das cidades. O protesto é feito em várias cidades do mundo, instalando-se uma bicicleta pintada de branco nos locais das mortes.
Desta vez, a bicicleta fantasma homenageia o jovem Jeferson Cristóvão, de 22 anos, que morreu após ser atropelado por um ônibus na Rua do Comércio, na manhã da última sexta-feira (20). O equipamento foi instalado na noite desta terça-feira (24) pelos ciclistas maceioenses.
A ação em Maceió foi organizada pela Ciclomobilidade (Associação de Ciclistas Urbanos) e apoiada pelo grupo Bike Anjo e pela AAC (Associação Alagoana de Ciclismo).
“Começamos o ano do mesmo jeito que terminamos 2016: com ciclista morrendo no trânsito. Continuaremos cobrando ação da Prefeitura de Maceió para que as vidas dos maceioenses sejam protegidas”, diz Juliana Agra, membro da Ciclomobilidade.
Em 2016, a Ciclomobilidade realizou quatro contagens de bicicletas em diferentes pontos da cidade. No total, foram registrados mais de 6 mil ciclistas circulando diariamente pelas avenidas Fernandes Lima, Menino Marcelo, José Lages e Siqueira Campos.
Esta foi a primeira Bike Fantasma instalada em Maceió em 2017. No ano passado, foram quatro instalações em homenagens aos ciclistas mortos em toda a cidade: na Avenida Pierre Chalita (Barro Duro), na entrada da Ufal (Cidade Universitária), no conjunto Osman Loureiro (Clima Bom) e na BR-104 (Tabuleiro).