Categorias: Futebol

Palmeiras é multado pela Fifa por imbróglio com LDU envolvendo Barcos

Lucas Uebel/Grêmio

Barcos será o comandante do ataque do Grêmio neste sábado

O Palmeiras foi multado pela Fifa em 50 mil francos suíços (R$ 159 mil) nesta sexta-feira por causa de uma acusação feita pela LDU-EQU há quatro anos.

O caso remete à transferência de Hernán Barcos ao Grêmio.

O atacante argentino chegou ao Palestra Itália em 2012, mas foi negociado com os gaúchos no ano seguinte: o Grêmio comprou 55% de seus direitos econômicos – o Palmeiras detinha 70% – e ainda emprestou quatro atletas (Léo Gago, Vilson, Rondinelly e Leandro).

A LDU, que cobrava a diretoria alviverde por atrasar o pagamento das parcelas da compra de Barcos, reclamou que não foi consultada sobre a negociação; afinal, detinha 30% dos direitos econômicos do argentino.

Com isso, a equipe equatoriana acionou a Fifa, que lhe deu ganho de causa.

Além da multa, o Palmeiras recebeu uma advertência por “infringir o artigo 18bis das regras no Estatuto e Transferência de Jogadores (edição 2010).

“O clube foi considerado responsável por assinar um contrato que permitisse à outra parte do contrato, LDU Quito, influenciar a independência do clube em questões de emprego e transferência”, escreveu a Fifa no comunicado.

Enquanto isso, as acusações contra a LDU foram retiradas, pois “o Palmeiras não obteve qualquer capacidade de influenciar na independência da LDU Quito em questões de emprego e transferência”.

Barcos, por sinal, retornou à equipe equatoriana nesta temporada.