Categorias: Brasil

Vídeo: suspeito de assaltar van morre ao trocar tiros com a polícia no Pará

Reprodução

Vídeo mostra assaltante em micro-ônibus

Um homem suspeito de assaltar uma van de transporte de passageiros que seguia para o município de Castanhal, no nordeste do Pará, na última quinta-feira (26), foi morto durante uma troca de tiros com policiais da Ronda Tática Metropolitana (Rotam) na noite da última segunda-feira (30), no bairro do Bengui, em Belém. Ele foi levado para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a Polícia Civil, ele teria sido reconhecido após terem sido divulgadas as imagens da câmera de segurança do veículo. No vídeo é possível observar que dois homens se passam por passageiros durante a viagem para não chamar a atenção, até que um deles, sentado na poltrona da frente, mostra uma arma e começa a roubar as carteiras e os telefones celulares dos ocupantes do veículo. Durante a ação, o revólver de um deles dispara assustando as vítimas e até o próprio criminoso, que fica atordoado com o barulho do tiro, que não atingiu ninguém, mas perfurou a lataria do veículo. A dupla usa uma mochila para recolher os objetos roubados e foge em seguida.

Para a maioria das pessoas que usa o serviço das vans para se locomover de municípios próximos até Belém, o cotidiano é marcado  pela insegurança.

“Geralmente como na maioria dos estudantes trabalha, sai da vila 5h e nessa hora eles entraram, anunciaram o assalto e levaram o ônibus para dentro do ramal, pegaram os pertences de todo mundo. Eram três homens armados”, relembra o estudante Fabrício Vulcão.

“Já assaltaram e o bandido só assaltou o cobrador, levou toda a renda da van, pelo menos ele não assaltou os passageiros graças a Deus”, afirma a dona de casa Ivonete Lopes.

Segundo o Sindicato de Vans e Micro-ônibus de Belém, só em janeiro deste ano foram registrados quatro assaltos. Em 2016, foram 30 ocorrências, o que representa uma média de dois a três assaltos por mês. Mas a maioria dos casos nem chega às delegacias.

“É orientado a todos os operadores que façam a ocorrência, mas as vezes os passageiros estão tão apressados, ficam nervosos, que preferem não fazê-la, mas é de suma importância que seja feita para que o órgão de segurança pública tenha na sua estatística esses assaltos que estão acontecendo na BR-316”, afirma o presidente do Sindicato, Mário Arouck.

Segurança
Alem do uso de câmeras no interior dos veículos, detectores de metais estao sendo usados no embarque de passageiros para garantir mais segurança.

“Quando eles veem que dentro do veículo, na abordagem, está sendo usado o detector de metal eles já ficam com receio e não adentram. Isso ajuda muito, além do monitoramento que alguns veículos têm, isso inibe um pouco”, destaca Arouck.

Confira o Vídeo do assalto: