Representantes de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Maranhão se reúnem em Maceió até o dia 23 para receber orientações do Unicef
Os multiplicadores do programa Criança Feliz em Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Maranhão iniciaram, nesta segunda-feira (13), em Maceió, o processo de capacitação aplicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
O curso segue até o dia 23, abordando a intersetorialidade do programa, o treinamento dos visitadores domiciliares, atividades lúdicas recomendadas, técnicas de comunicação com as crianças, discussão de soluções para problemas familiares, entre outros temas.
Em Alagoas, a meta da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) é levar as ações do programa a 12.700 gestantes e crianças de 0 a 6 anos em 2017.
De acordo com o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, a integração das ações com as áreas de saúde e educação são a chave para o sucesso do Criança Feliz em Alagoas.
“Essa união de esforços é o centro do programa. A convergência dessas ações vai fortalecer a rede de proteção social para a criança entre 0 e 6 anos, reforçar os vínculos afetivos entre as famílias assistidas e garantir a atenção necessária para que essas crianças se tornem cidadãos produtivos e contribuam para o desenvolvimento de Alagoas”, avaliou Pereira.
Dos 86 municípios alagoanos considerados elegíveis, pelo MDSA, para receber as atividades do Criança Feliz, 84 realizaram os procedimentos de adesão junto ao Governo Federal dentro do prazo estipulado, que terminou na última sexta-feira (10). Isso corresponde a uma adesão de 97% dos municípios elegíveis, um dos maiores índices registrados no país, segundo o governo federal.
A diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Renata Ferreira, anunciou que, a partir das capacitações que acontecem em todo o país, o Governo Federal espera implementar as ações do Criança Feliz já em março.
“Nossa expectativa é formar o maior número de capacitadores, de modo que, a partir do mês de março, esses multiplicadores já tenham condições de capacitar os municípios e dar início ao programa. Queremos que, a partir do mês de março, tome força a parte operacional do programa. Essa capacitação é de extrema importância, e o Estado de Alagoas se colocou como parceiro, dando total apoio e sediando esse encontro”, disse a diretora do MDSA.
A psicopedagoga Delane Medeiros, uma das multiplicadoras alagoanas que participam da capacitação, falou sobre a expectativa com relação à capacitação. “Queremos ampliar nossos conhecimentos a respeito da metodologia do Unicef. O mundo todo está com os olhos voltados para a primeira infância. Até os seis anos, as janelas de oportunidade são as mais favoráveis. Então, é preciso investir nessa fase, onde os registros ficam e repercutem para o resto da vida. Vamos trabalhar com o coração focado nessas famílias”, disse a psicopedagoga.
As aulas teóricas, que acontecem no Centro Cultural e de Convenções, no bairro do Jaraguá, têm como base o manual Care For Child Development (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança), onde é descrito o método elaborado pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para multiplicadores de conhecimentos voltados para a primeira infância em todo o mundo.
A programação inclui ainda visitas ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), em Maceió, e ao Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Marechal Deodoro, para aplicação dos conhecimentos adquiridos.