Categorias: Maceió

Pescadores de Alagoas terão isenção para óleo diesel

Ascom

Pescadores de Alagoas terão isenção para óleo diesel

Com desconto de 18%, em média, no preço do óleo diesel nas bombas de combustíveis para embarcações pesqueiras, o governador de Alagoas, Renan Filho, assinou nesta segunda-feira, em Piaçabuçu, a instrução normativa para subvenção do óleo diesel para os pescadores.

A medida vai beneficiar diretamente 73 embarcações já habilitados, sendo 33 nos municípios de Piaçabuçu, 15 em Coruripe, 13 em Maceió, 04 em São Miguel dos milagres, entre outros.
Para o governador de Alagoas, Renan Filho, o seu governo tem um olhar especial para quem mais precisa e a medida além de gerar mais empregos e renda, desonera a atividade pesqueira em Alagoas.
“Não é justo cobrar mais de quem tem menos e tem a atividade de pesca como sustento de suas famílias”, ressalta o governador Renan Filho.
A desoneração da produção do pescado em Alagoas é fruto de um esforço concentrado entre as Secretarias da Fazenda e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura e concede um desconto de 18%, média, do preço unitário do litro do óleo diesel para embarcações pesqueiras.
Como explica o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, a iniciativa do governo é muito importante porque além de diminuir os custos da produção do pescado, vai aumentar a renda das famílias que vivem da atividade pesqueira em Alagoas.
Há 20 anos como pescador, Antonio Marcos, consome mil litros de óleo diesel com sua embarcação ao custo de R $ 3 mil, em média, mensalmente. Segundo Ele, a medida assinada pelo governador só vão trazer benefícios para os que trabalham na pesca.
“A partir de agora sei que vou ter uma redução nos meus custos com combustível e vou aumentar minha renda a cada mês”, comemora Antônio, que trabalha 12 horas por dia com um sobrinho.
Maria Francisca dos santos, que vive há 30 anos da pesca, afirma que os pescadores esperavam há mais de 17 anos por essa medida e é somente no governo Renan Filho o benefício chegou.
“Já estamos há uma semana sem pescar porque a gente não tinha dinheiro para abastecer o barco, mas essa iniciativa vai mudar a realidade econômica dos pescadores”, afirma.